Sarney lembra criação do seguro-desemprego em seu governo
Criador do seguro-desemprego no Brasil em 1986, quando ocupava a Presidência da República, o senador José Sarney, presidente do Senado, falou sobre as origens dessa conquista social que completa 17 anos nesta quarta-feira (30) e somente no ano passado atendeu 4,8 milhões de trabalhadores.
- É uma data importante, pois o seguro-desemprego era uma grande aspiração dos trabalhadores, da qual sempre se falava, mas só se concretizou quando eu era presidente da República, no mesmo decreto que editou o Plano Cruzado - disse.
O seguro-desemprego foi instituído junto com o Plano Cruzado pelo Decreto-lei nº 2.284, de 10 de março de 1986, e passou a ser concedido aos trabalhadores a partir da sua regulamentação, que veio logo a seguir, pelo Decreto nº 92.608, de 30 de abril do mesmo ano. Sarney esclareceu que, com a instituição do Plano Cruzado, houve a preocupação de adotar também medidas de proteção dos trabalhadores.
- Concedemos um abono de 9% a todos, asseguramos o gatilho para corrigir os salários sempre que a inflação alcançasse determinado nível e criamos o seguro-desemprego - lembrou.
Para Sarney, o Plano Cruzado -atingiu seus objetivos, embora tenha tido problemas, pois durante aquele período conseguimos que o desemprego chegasse a um mínimo jamais registrado na História do Brasil: deixei o governo com o desemprego em 2,9% e hoje ele chega a quase 20%-.
O presidente do Senado lembrou também que o caminho para o êxito do Plano Real foi aberto pelas medidas tomadas durante seu governo.
- A partir do Plano Cruzado, vimos que era possível uma solução heterodoxa para a inflação, em vez da solução clássica de recessão e desemprego. O Brasil conseguiu crescer 5% ao ano durante todo aquele período, número que não se repetiu mais. Até hoje não conseguimos o que tínhamos obtido então - concluiu.
29/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Isadora Ribeiro vai a Sarney defender seguro-desemprego para atores
Governo amplia seguro desemprego nas cidades em calamidade
Governo prevê aumento do número de pagamentos do seguro-desemprego em 2010
Desemprego provocado por calamidade pode dar direito a seguro-desemprego
Seguro-desemprego
Seguro-desemprego poderá ser ampliado