Sarney lembra esforços de Peres pela paz



Em discurso na sessão solene do Congresso Nacional, que se reuniu nesta terça-feira (10) para receber o presidente de Israel, Shimon Peres, o presidente do Senado, José Sarney, afirmou que a visita do estadista transcende sua importância institucional, pois se trata de uma das mais importantes personalidades da atualidade.

- Intelectual, escritor, político, estadista, Vossa Excelência é em primeiro lugar um eterno batalhador pela paz. Em Vossa Excelência, o humanista supera o homem de partido, com a compreensão das necessidades de coabitação entre judeus e árabes. O prêmio Nobel da Paz que recebeu representa apenas uma passagem de uma vida inteira consagrada à construção de um Estado moderno e dinâmico, em que seja possível a paz - afirmou Sarney.

Lembrou ainda Sarney que Peres, ao lutar pela paz em seu país, criou o Centro Peres para a Paz, com o objetivo de formar uma "infraestrutura de paz e conciliação para o povo do Oriente Médio, que promova o desenvolvimento sócio-econômico, enquanto avança na cooperação e na compreensão mútua".

Sarney também ressaltou a liderança de Israel no campo das tecnologias e das ciências, especialmente na área da informática, mas enfatizou que o grande desafio de Peres é a paz.

- Nós no Brasil somos especialmente sensíveis a este problema, pois entre nossas populações os povos do Oriente Médio estão bastante presentes, numa convivência pacífica que é um exemplo de que o sonho da paz é possível - afirmou o presidente do Senado.



10/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney anuncia datas dos esforços concentrados de votação

Sarney propõe pauta com ‘esforços concentrados’ até eleições

Suplicy conclama esforços pela paz no Oriente Médio

Ao receber novo presidente da Colômbia, Sarney elogia esforços em prol da segurança

MCTI e Distrito Federal unem esforços pela ciência

Brasileiro é premiado pela ONU por esforços na área de desenvolvimento sustentável