Suplicy conclama esforços pela paz no Oriente Médio



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acredita na união de esforços para o fim dos conflitos na faixa de Gaza. Em entrevista concedida à Rádio Senado, Suplicy lamentou a situação da região e afirmou que a paz no Oriente Médio é preocupação de todas as nações.

- Eu acho que todos os esforços precisam ser envidados para promovermos as condições que signifiquem a possibilidade de paz no Oriente Médio - disse.

Esta semana, em carta direcionada ao presidente americano eleito Barack Obama, o senador reafirmou a expectativa diante da forma como Obama conduzira a política internacional.

"No momento em que estamos todos preocupados com a guerra, que se agrava a cada dia, entre judeus e palestinos, aqui reitero a minha expectativa positiva de que [o senhor] saberá conclamar as pessoas responsáveis no mundo para remover os obstáculos que impedem tantos de seguirem os ensinamentos de alguns de seus maiores mestres, como Martin Luther King Jr", afirma o senador na carta, citando o líder da luta pelos direitos civis americanos.

O conflito começou no dia 27 de dezembro, quando Israel deu início a bombardeios a alvos na faixa de Gaza. O governo israelense afirma que os ataques são em resposta aos lançamentos de foguetes do grupo Hamas a Israel. Desde 2005, o grupo militante Hamas controla a região de Gaza. Organismos internacionais registram mais de 600 mortos e 3000 feridos.



08/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy conclama o Congresso a ajudar no processo de paz no Oriente Médio

Suplicy presta contas de sua viagem ao Oriente Médio

Suplicy destaca avanço do processo de paz no Oriente Médio

Suplicy sugere que Brasil tem muito a contribuir para a paz no Oriente Médio

Suplicy pede que Brasil seja mediador nos conflitos do Oriente Médio

Suplicy relata viagem ao Oriente Médio, onde visitou Israel e a Palestina