MCTI e Distrito Federal unem esforços pela ciência



 

A parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o governo do Distrito Federal contribuiu de forma significativa para o sucesso da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013) na capital federal. Em reunião nesta quarta-feira (20) com o governador Agnelo Queiroz, o ministro Marco Antonio Raupp apresentou o balanço do evento desta última edição, realizada entre os dias 21 e 27 de outubro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

No encontro, o ministro Raupp e o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Duarte Filho, agradeceram o apoio do governo local e sugeriram a formalização de um acordo, com a definição do local e período, para a promoção da semana nacional nos próximos cinco anos.

"O balanço é altamente positivo. Superamos todos os resultados já alcançados em todas as edições realizadas anteriormente. Por isso, queremos fazer um acordo para os próximos cinco anos", disse o ministro, em reunião com o governador no Palácio do Buriti.

Segundo ele, aproximadamente 105 mil pessoas, entre estudantes, técnicos e comunidade em geral, circularam pelo ExpoBrasília nos sete dias de evento. No local, estiveram presentes 328 expositores em 72 estandes, e o público pôde participar de 394 atividades. Entre as principais atrações estavam competições nas modalidades basquete, futebol e vôlei, com atletas virtuais, além de programas virtuais simuladores com as Forças Armadas.

Parceria

"O ministério pode contar com o governo do Distrito Federal como parceiro estratégico para o fomento de ciência e tecnologia. Nós tomamos uma decisão que é transformar Brasília em uma capital referência nesse ramo para alavancar nosso desenvolvimento e, também, para atrairmos empresas do ramo para gerar emprego e renda", destacou o governador.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Glauco Rojas, lembrou que o governo do Distrito Federal, além de disponibilizar o local, forneceu ônibus gratuito para fazer o trajeto de estudantes e da comunidade em geral da Rodoviária do Plano Piloto até o pavilhão. Além disso, outras ações foram feitas, como a limpeza e o apoio à logística para instalação das tendas, além da organização pelos órgãos de segurança e pela Secretaria de Educação para transportar estudantes da rede pública de ensino.

"O governo tomou a decisão estratégica para alavancar a área de ciência e tecnologia e esse evento dialoga com essa decisão, porque estamos dando a oportunidade de jovens conhecerem essa área com proximidade", disse Rojas.

Museu

O ministro Raupp também elogiou o empenho do governo na área de ciência e tecnologia ao citar a cessão de uma área para construção do Museu de Ciência e Tecnologia. O Decreto 34.838, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 14 de novembro, cria o Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília e determina a sua construção em terreno situado no Setor de Divulgação Cultural, entre o Planetário e o Centro de Convenções, região central de Brasília.

Confira o decreto (listado na página 11).

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



22/11/2013 15:11


Artigos Relacionados


Turismo e Cultura unem esforços para Copa 2014

Modificações na Cide, aprovadas pela CCJ, beneficiam os estados e o Distrito Federal

Vital do Rêgo critica controle de hospitais do Distrito Federal pela Rede D’Or

Estudantes do AM unem ciência e cultura em projeto

Estudantes unem ciência e cultura em musical no Teatro Amazonas

Mão Santa critica governos federal, do Piauí e do Distrito Federal