SARNEY LOUVA AMIZADE ENTRE O BRASIL E O JAPÃO



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu na manhã de hoje (dia 29) uma missão parlamentar do Japãoque visita o Brasil para celebrar os 100 anos do tratado de amizade assinado entre os dois países. No encontro, Sarney mencionou os vínculos sanguíneos que unem os dois países, referiu-se à colônia em São Paulo - a maior comunidade nipônica fora do Japão - e lembrou que, na Presidência da República, teve um ministro de origem japonesa - Seigo Suzuki, da Saúde.

- A comemoração dos 100 anos de relações diplomáticas mostra que essa é uma amizade sólida e que o Brasil acreditava no Japão há 100 anos, quando aquele país não tinha a expressão que tem hoje - disse o presidente do Senado. Conforme Sarney, no final do século passado, o Japão era um país pequeno e sem grandes perspectivas. A assinatura desse tratado, que não foi cancelado nem durante a Segunda Guerra Mundial, na opinião de Sarney, têm sido benéfico para os dois países. "Já fizemos muito e devemos fazer muito mais".

O deputado Nakayama Masaaki falou de sua admiração pelo desenvolvimento econômico brasileiro e comentou que, para o povo japonês, o Brasil é um país ideal. Além de visitar os presidentes do Senado, da Câmara e da República, esta delegação, chefiada pelo deputado Nakayama Masaaki, conheceu o memorial dos pioneiros japoneses em São Paulo e anunciou a vinda ao Brasil, em dezembro, da princesa Sayako, filha caçula do imperador Akihito.

29/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney louva laços de amizade entre Brasil e Cabo Verde

Amizade entre Brasil e Chile é sem limites

Aprovado Tratado de Amizade entre Brasil e Portugal

Tuma fala de amizade entre Brasil e Líbano

Evento discute cooperação entre Brasil e Japão

Simpósio discute relações entre Brasil e Japão