Sarney não acredita que Delta consiga impedir quebra de sigilo
Em entrevista nesta segunda-feira (4), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), avaliou que a Delta Construções S.A não conseguirá reverter no Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão da CPI do Cachoeira de quebrar o sigilo fiscal, bancário e telefônico da empresa em âmbito nacional.
- Eu acho que a Justiça vai examinar esse assunto, mas não acredito que ela [a Delta] tenha êxito – previu Sarney.
Na sexta-feira (1º), a Delta impetrou um mandado de segurança no STF contra a decisão da CPI. Os advogados sustentam que a comissão contrariou seu requerimento de instalação e seu plano de trabalho – e por isso teria incorrido em ilegalidade – ao estender a investigação à Delta no âmbito nacional, uma vez que, inicialmente, apenas a Delta Centro-Oeste estaria sendo investigada.
Código Florestal
Na mesma entrevista, o presidente do Senado defendeu o restabelecimento no Congresso da versão do Código Florestal aprovada pelo Senado. A MP 571/2012, que altera o novo Código Florestal, será votada no Plenário da Câmara dos Deputados, seguindo então para votação no Plenário do Senado. O texto foi editado pelo governo para tentar restaurar pontos suprimidos na versão final do projeto aprovado pela Câmara.
- O texto do Senado é um texto de equilíbrio e eu acho que o bom senso vai justamente terminar com que se encontre esse ponto de equilíbrio que o Senado já tinha encontrado – disse José Sarney.
04/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI discute quebra de sigilo da Delta
Quebra de sigilo da Delta divide parlamentares
CPI quebra sigilo nacional da Delta, mas adia convocação de governadores
CPI do Cachoeira aprova quebra de sigilo da Delta em âmbito nacional
Delta tenta reverter no Supremo decisão de quebra de sigilo nacional
Começa reunião da CPI para analisar convocação de governadores e quebra de sigilo da Delta