Sarney não deve assumir a Presidência da República



Com a desistência do vice-presidente José Alencar de disputar as eleições de outubro, o presidente do Senado, José Sarney, não deverá mais assumir a Presidência da República no domingo, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa o Brasil para uma visita de três dias aos Estados Unidos.

O vice-presidente José Alencar convocou a imprensa, na manhã desta sexta-feira (9), para comunicar que, depois de uma conversa com o presidente Lula, decidiu não mais se candidatar. A quimioterapia que ele ainda enfrenta para combater um câncer foi o motivo informado para continuar no Palácio.

- Vou cumprir meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descer a rampa do mesmo jeito que subi. Subi a rampa junto com Lula e vou descer com ele - afirmou Alencar.

Nesta quinta-feira (8), quando indagado sobre o retorno interino ao Palácio do Planalto, Sarney disse que assumiria o Executivo apenas protocolarmente, em razão de ser o terceiro na linha sucessória. Para não ferir a Lei das Inelegibilidades, José Alencar e Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, não poderiam assumir, se quisessem disputar as eleições de outubro.



09/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney pode assumir Presidência da República interinamente

Quintanilha comemora fato de primeiro comunista assumir a Presidência da República no Brasil

Camata anuncia que brasileiro deve assumir presidência de entidade mundial de profissionais liberais

Sarney assume a Presidência da República no domingo

Sarney cumpre agenda na Presidência da República

Sarney define como 'grata surpresa' seu retorno à Presidência da República