Camata anuncia que brasileiro deve assumir presidência de entidade mundial de profissionais liberais



Em discurso nesta quarta-feira (7), o senador Gerson Camata (PMDB-ES) comunicou que o atual presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Francisco Antonio Feijó, deverá ser eleito, ainda neste mês, para assumir a presidência da União Mundial das Profissões Liberais (UMPL), que tem sede em Paris, na França. Camata disse que o fato era motivo de orgulho para ele e para o país, já que será a primeira vez que um sindicalista brasileiro irá assumir a presidência de uma entidade dessa natureza, com abrangência mundial.

Segundo o senador, a entidade sindical internacional tem representatividade em praticamente todas as grandes organizações internacionais que "lutam pelos direitos humanos nas sociedades modernas", tais como Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Internacional do Trabalho (OIT), União Européia, Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Camata informou também que a entidade nacional existe há mais de 55 anos no Brasil e agrega mais de 10 milhões de profissionais, englobando 38 federações nacionais, estaduais, interestaduais e mais de 600 sindicatos de profissões regulamentadas. Sem fins lucrativos, a instituição sobrevivepor meio de contribuição de seus filiados, que incluem advogados, contabilistas, corretores de imóveis, fisioterapeutas, médicos, dentistas, entre outros profissionais liberais, acrescentou.

A CNPL, contou Camata, foi criada para suprir uma lacuna em meados do século passado, quando o profissional liberal não era tratado como trabalhador nem como empresário.

- Essa entidade, que participou dos mais importantes movimentos deste país, continua a lutar pelas profissões, e a eleição de seu presidente para presidir a representação mundial dessa entidade é mais um ato de afirmação desse momento que o país vive - afirmou Camata.

Condolências

O senador também disse que a União Mundial dos Profissionais Liberais atualmente é presidida por Anne-Marie Sigmund, eleita em 2007, a quem o senador endereçou pêsames em razão do falecimento de seu marido.

- Quero apresentar-lhe minhas condolências e solidariedade neste momento de dor, pela perda irreparável que sofreu no último sábado, em que faleceu seu marido, em Paris - disse o senador.



07/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney não deve assumir a Presidência da República

Olivir Gabardo anuncia mudança na presidência de entidade ucraniana

Congresso brasileiro deve assumir liderança na divulgação do Mercosul, diz Efraim Morais

CCJ ANALISA FINANCIAMENTO A PROFISSIONAIS LIBERAIS

Tuma parabeniza profissionais liberais

Gerson Camata destaca importância das profissões liberais para a democracia