Sarney define como 'grata surpresa' seu retorno à Presidência da República



Em sua última atividade no Palácio do Planalto como presidente da República interino, o senador José Sarney definiu como "grata surpresa" reassumir o cargo que exerceu há mais de duas décadas.

- Na minha vida eu tive que me preparar para muitas surpresas. Uma delas foi esta, de assumir a Presidência da República depois de 22 anos, substituindo a presidente Dilma Rousseff nestes breves instantes - disse, depois da cerimônia de transmissão do cargo de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República.

O general-de-divisão Roberto Peternelli Júnior, que integrou a equipe de segurança quando Sarney assumiu a Presidência da República em 1985, substitui o general-de-divisão Antonio Sergio Geromel, que foi para a reserva.

Eleito vice-presidente da República, com doença e depois a morte de Tancredo Neves, Sarney assumiu a Presidência e governou o país até março de 1990. A redemocratização do pais, com o fim da censura, legalização dos partidos comunistas, a retomada de relações diplomáticas com Cuba, união econômica e política dos países da América Latina – embrião do Mercosul – e a garantia de ampla liberdade de imprensa são marcas de seu governo.

Presidente do Senado pela quarta vez, Sarney é o terceiro na linha sucessória presidencial. Assim, assumiu a Presidência em razão de viagens da presidente à França e à Rússia, do vice-presidente Michel Temer a Portugal, e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, ao Panamá, para participar de reunião do Parlamento Latino-Americano (Parlatino).

Interino, elogiou a titular do cargo, Dilma Rousseff.

- Mulher extraordinária que hoje merece respeito nacional por suas qualidades, pelo governo que está fazendo - afirmou.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado.



14/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado parecer a mensagem da Presidência da República que define limites globais para endividamento

Sarney não deve assumir a Presidência da República

Sarney assume a Presidência da República no domingo

Sarney cumpre agenda na Presidência da República

Sarney pode assumir Presidência da República interinamente

Simon defende nome de Itamar como alternativa na disputa pela Presidência da República