Sarney participa da instalação de Comissão da Reforma Política da Câmara



As duas comissões de Reforma Política vão elaborar um projeto que expresse a unidade, não a unanimidade do Congresso Nacional, disse o presidente do Senado, José Sarney, durante a cerimônia de instalação da Comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados. O grupo de 40 deputados terá 180 dias para analisar propostas e apresentar um anteprojeto.

Sarney disse que há sintonia entre ele e o presidente da Câmara, Marco Maia, e que este tema será trabalhado conjuntamente. Para ele, a reforma política é a principal missão do Congresso nesta legislatura.

- Não há nada mais importante nos próximos quatro anos no Congresso Nacional, se não dermos ao país a reforma que ele tanto quer e que tanto necessita - disse Sarney.

Na opinião do presidente do Senado, o atual modelo representativo existente no Brasil se encontra em crise, o que justificaria a realização de uma reforma política.

- Queremos cada vez mais, um Parlamento forte e instituições sólidas - enfatizou Sarney, que destacou a necessidade do Congresso se adequar a novas formas de interação com a sociedade, como a internet.

Ao deixar a solenidade, Sarney afirmou que a instalação de comissões especiais da reforma política simultaneamente no Senado e na Câmara dos Deputados não comprometerá a aprovação de um projeto sobre o tema ainda este ano.

O presidente da Câmara, Marco Maia, também ressaltou que a atual composição do Congresso tem demonstrado a urgência do tema para o Legislativo.

- A instalação, nos primeiros dias [da legislatura], de comissões temáticas de reforma política tanto na Câmara quanto no Senado indica a importância da matéria para o Congresso Nacional.

Presentes à cerimônia, o vice-presidente da República, Michel Temer; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski e o ministro Justiça, José Eduardo Cardozo, salientaram a cooperação entre os três poderes para a realização da reforma política.

- Do jeito que está não pode continuar - afirmou Michel Temer.



01/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Com presença de Sarney, Câmara instala sua comissão da reforma política

Sarney quer votar hoje a Pré-Sal S/A e comenta instalação da comissão de reforma do Código Eleitoral

Sarney: comissões simultâneas no Senado e na Câmara não prejudicam reforma política

Comissões de Reforma Política do Senado e da Câmara vão trabalhar em conjunto, diz Sarney

Câmara também terá comissão para tratar da reforma política

Comissão da Reforma Política da Câmara realizará audiências públicas em capitais