Sarney pede a Tarso que PF investigue denúncias de Jarbas e corregedor instaura sindicância



O presidente do Senado Federal, José Sarney, anunciou nesta segunda-feira (9), durante a sessão plenária, o envio de ofício ao ministro da Justiça, Tarso Genro, pedindo a abertura de inquérito, pela Polícia Federal (PF), para verificar a denúncia do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) de que este estaria sendo vítima de espionagem. Em outro ofício, Sarney pediu que o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, acompanhe a investigação. A denúncia de Jarbas foi publicada na edição da revista Veja desta semana.

VEJA MAIS

Sarney também enviou cópias dos ofícios ao corregedor parlamentar do Senado, senador Romeu Tuma (PTB-SP), para que acompanhe o desenrolar do caso e colabore com as investigações. De acordo com a revista, Jarbas acredita que integrantes do PMDB estejam por trás de interceptações telefônicas e de espionagem contra ele e seus familiares.

- Trata-se de denúncias graves, de um fato gravíssimo, em que o senador Jarbas Vasconcelos denuncia estar sendo vítima de espionagem e outros crimes que atentam contra a sua privacidade, o que jamais podemos tolerar contra qualquer senador desta Casa. A Mesa tomará sempre as medidas mais enérgicas, no sentido de que tudo isso seja apurado e sejam punidos os culpados - afirmou Sarney.

Pouco depois do pronunciamento de Sarney em Plenário, o corregedor Romeu Tuma baixou portaria e comunicou por ofício a Sarney e Jarbas Vasconcelos que instaurou sindicância na Corregedoria Parlamentar para, no prazo de 30 dias, apurar os fatos denunciados pelo senador pernambucano.

Augusto Castro / Agência Senado



09/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma instaura sindicância para apurar denúncias de chantagem na CPI do Banestado

Sarney abre comissão de sindicância para investigar denúncias de servidor do Senado

Lobão pede sindicância para apurar denúncias contra Valmir Amaral

Mário Couto pede à PF que investigue denúncias feitas contra ele

Ministro do Esporte pede que Polícia Federal investigue denúncias

Sarney pede que MP investigue supostas contas no exterior