Sarney promete apoiar movimento contra manicômios
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, e integrantes da Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, todos preocupados com a tramitação de projetos de lei favoráveis ao retorno dos tratamentos invasivos e das internações de doentes mentais.
- Quando esses projetos chegarem ao Senado, eu garanto que tomo conta deles - prometeu Sarney aos integrantes da Marcha.
Humberto Verona disse que a Lei 10.216/01, que fixa critérios para a progressiva extinção dos manicômios, é alvo de um lobby médico altamente agressivo interessado em modificá-la.
- Essa mobilização nacional é uma manifestação em favor da reforma psiquiátrica no Brasil, para pedir que a Lei 10.216/01 seja mantida e que, em vez de retroceder, ela avance e acabe com a possibilidade de hospitais submeterem pessoas a condições sub-humanas de tratamento. E o presidente Sarney garantiu que vai estar conosco e que vai estar atento a todas as tentativas de retrocesso - disse Verona.
Também presente à audiência, o vice-coordenador do Fórum Mineiro de Saúde Mental, Paulo José Azevedo de Oliveira, disse que essa luta contra os manicômios é um combate por inclusão social, pelo fim dos "depósitos de lixo humano" em que se transformaram esses hospitais no Brasil.
- Somos protagonistas de uma luta contra a Associação Brasileira de Psiquiatria, que é a favor dos manicômios, que quer nos tratar como números e que deseja nos desarticular em nome do capital. Queremos nos inserir na sociedade como cidadãos. E lutar aqui é mostrar que estamos organizados - disse Oliveira.
O objetivo dessa marcha pela reforma psiquiátrica e pelo fim dos manicômios é induzir a sociedade a abandonar a idéia da internação e adotar a perspectiva de recuperação do doente pela inserção na família, no trabalho e na sociedade. O movimento deseja que a estrutura de atendimento em meio aberto seja de fato implementada e orientada por diretrizes definidas pelos serviços públicos de saúde.
30/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
SARNEY PROMETE APOIAR DEFENSORES PÚBLICOS
Sarney promete apoiar Museu Casa do Pontal
Sarney promete apoiar exploração de algas no Maranhão
Sarney promete apoiar pleitos da Agência Espacial Brasileira
ROCHA É CONTRA URGÊNCIA PARA PROJETO SOBRE MANICÔMIOS
Sarney diz que PMDB não pode deixar de apoiar o presidente Lula