Sarney propõe criação de canal internacional de televisão
Em cartas enviadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, o presidente do Senado, José Sarney, propôs nesta quarta-feira (28) a criação de um canal internacional público de televisão, que não só informe sobre as atividades dos três Poderes do Estado brasileiro, como veicule filmes e programas nacionais, produzidos e criados por autores e artistas nacionais.
Nessas cartas, Sarney retoma conversa mantida com o presidente da República, no avião que os trouxe de volta de Buenos Aires, onde estiveram assistindo, no último domingo, à posse do presidente argentino, Nestor Kirchner. Sarney propôs a Lula uma parceria inédita entre a Presidência da República, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara e o Senado, para a criação desse canal.
- O peso específico do Brasil no contexto das nações e a repercussão internacional da liderança do atual governo, neste mundo globalizado, justificam a criação de um canal público internacional, genuinamente brasileiro, produzido, gerado e transmitido do nosso território, inicialmente em português, de modo a atingir as colônias de migrantes brasileiros nos Estados Unidos, no Japão, na Europa e nas demais regiões do mundo.
Sarney também argumenta que outro público alvo seria a comunidade dos países de língua portuguesa, onde o Brasil desempenha papel insubstituível como parceiro no intercâmbio cultural.
Na opinião do presidente do Senado, a proposta é de extrema validade, por envolver sistemas plenamente acessíveis ao país, mediante custos baixos. Ele sugere até que, num primeiro momento, a programação desse canal poderia conter programas que já são veiculados pelos canais de televisão institucionais e que seriam previamente selecionados.
Num segundo momento, quando esse canal já estiver em pleno funcionamento, Sarney entende que se pode avançar disponibilizando blocos de programas em outros idiomas, principalmente em inglês e espanhol.
Na carta a Lula, Sarney sugere que se realize uma urgente reunião entre a direção da Radiobrás e as diretorias de Comunicação do STF, da Câmara e do Senado, para a definição de um plano que viabilize rapidamente essa proposta.
- Estou convencido de que o Brasil é um país que desperta as atenções de todo o mundo, não somente por suas vastas potencialidades em desenvolvimento, riqueza cultural, multiplicidade étnica, mas também por conta do atual governo, cujo desdobramento é hoje do interesse toda a comunidade internacional - afirmou.
28/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil deverá inaugurar em janeiro canal internacional de televisão
Serys anuncia que Jaciara (MT) terá canal de televisão
Supremo Tribunal Federal terá canal de televisão a cabo
Lúcia Vânia condena proposta de novo canal estatal de televisão
João Pedro propõe criação de universidade internacional na Amazônia
Sarney propõe criação de ZPE em Macapá e Santana