Sarney quer investigação profunda de vazamento de informações da CPI do Banestado



O presidente do Senado, José Sarney, anunciou nesta sexta-feira (17) que vai  propor ao presidente da Câmara, João Paulo Cunha, a convocação das Mesas das duas Casas do Congresso e de todas as lideranças para deliberar sobre a melhor forma de o Congresso realizar uma "investigação profunda" das denúncias de vazamento de informações sigilosas da CPI do Banestado. Segundo o senador, se confirmado, esse será "um dos fatos mais graves ocorridos ultimamente no parlamento brasileiro".

Sarney acredita que não será necessário criar mecanismo especial para fazer a apuração, bastando utilizar os "instrumentos de correição que existem na Casa": - O nosso Regimento pune como falta de decoro e tem penas severas contra aqueles que violam o sigilo dos documentos que lhes são entregues e que eles não podem divulgar. Vou convocar a Mesa na próxima semana, ou logo que seja possível, para tomar uma providência efetiva e realmente dura contra isso - afirmou. O senador esclareceu que o objetivo não é encerrar a CPI do Banestado, e sim "procurar saber como ocorreu esse vazamento e para que ele está sendo utilizado". O presidente  confirmou que, se ficar comprovado o envolvimento de parlamentar, o caso será submetido ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Quanto às declarações do presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), denunciando que informações da comissão teriam sido utilizadas para influenciar o resultado das eleições na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Sarney disse: "não sei se isso é verdade, mas vamos fazer uma investigação profunda aesse respeito".

Imprensa

Para o senador, a proposta do governo de criar o Conselho Federal de Jornalismo "não foi um momento de felicidade" e não teria "nenhuma" chance de prosperar.

 - É uma tentativa, que ocorre ciclicamente, de se tentar exercer algum controle sobre os mecanismos da imprensa.



17/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA QUER INVESTIGAÇÃO PROFUNDA DO CASO BANAP

PSDB quer participar de investigação sobre vazamento de dossiê

Sarney: reunião para discutir vazamento de informações só depois de 3 de outubro

Geraldo Cândido quer informações sobre vazamento em Angra I

Demostenes quer esclarecer vazamento de informações na aliança Ambev/Interbrew

Alvaro Dias quer que ministro Mantega explique vazamento de informações da Receita Federal