Sarney: reunião para discutir vazamento de informações só depois de 3 de outubro



O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta segunda-feira (20) que não deve se realizar antes das eleições de 3 de outubro a reunião conjunta do Senado e da Câmara para tratar do vazamento de informações sigilosas obtidas pela CPI do Banestado na Receita Federal e no sistema bancário.

- O senador Romeu Tuma, como corregedor do Senado, já está tratando do assunto e me disse quetem informações preliminares de que os documentosvazadosforam entregues, pelas autoridades norte-americanas,não apenas ao Congresso Nacional. Isso abre bem o leque para uma investigação mais ampla - sustentou o presidente do Senado.

Sarney também comentou a intenção dos partidos de oposição de irem à Justiça contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da inauguração de uma obra na capital de São Paulo, onde pediu votos para a prefeita Marta Suplicy. Na avaliação do senador, o presidente da República "tem absoluta liberdade" para comparecer a inaugurações nos estados.

- Parece que em São Paulo o governador também estáfazendo a mesma coisa. O presidente tem absoluta liberdade para comparecer a inaugurações. Mas quando os governadores começam a fazer, as coisas então se complicam. É o jogo político - observou.

O presidente do Senado classificou como "meramente especulativa" a notícia da revista Veja desta semana, que trata de um suposto acordo entre o PT e o PTB, envolvendo o pagamento de R$ 10 milhões para que o governo conte com o apoio político-partidário do PTB. Questionado se seria o caso de uma CPI para investigar a denúncia, Sarney ponderou que a matéria "não tem nenhum fato" que justifique uma CPI.

- Li a matéria e ela é meramente especulativa. Não tem nenhum fato e não entra na minha cabeça que possa ocorrer uma coisa desta natureza. Em fim de eleição, as coisas se processam dessa maneira. De certo modo, as notícias estão sendo muito rigorosas, e até impróprias, em relação ao ministro José Dirceu - afirmou.



20/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney quer investigação profunda de vazamento de informações da CPI do Banestado

Antero apela para que não haja vazamento de informações

Instalada comissão para investigar denúncias de vazamento de informações

Comissão criada para apurar vazamento de informações será instalada na segunda

Vazamento de informações sigilosas motiva propostas para tornar legislação mais rigorosa

Suplicy quer reunião para esclarecer vazamento de informação