SEBASTIÃO ROCHA QUER INVESTIGAÇÃO PROFUNDA DO CASO BANAP
O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) informou hoje (dia 25) que ele e o senador Gilvam Borges (PMDB-AP), em audiência com o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, solicitaram uma investigação profunda e conclusiva sobre as razões que levaram o Banco Central a decretar a liquidação extrajudicial do Banco do Estado do Amapá (Banap).
Conforme o senador, já que se noticiou suposto envolvimento do governador do estado, João Capiberibe, nas irregularidades detectadas pelo Banco Central, que possuiria documento nesse sentido, a investigação deverá ser estendida ao governador.
- Cabe ao Banco Central o ônus da prova - disse.
Caso o BC não comprove o envolvimento do governador, ficará confirmada a hipótese de discriminação em relação ao Amapá, pois se as irregularidades se restringirem à atuação da diretoria do Banap, teria cabido uma intervenção federal e não a liquidação, acrescentou.
Sebastião Rocha afirmou que "há uma revolta no Amapá" contra a liquidação do banco estadual e que a bancada federal está sendo acusada de omissa. "Precisamos de uma resposta", reiterou.
O senador também informou que, em audiência com o ministro do Exército, Zenildo Lucena, solicitou a retirada do círculo militar instalado na Fortaleza de São José do Macapá e a construção de um colégio militar no estado.
25/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
SEBASTIÃO ROCHA ELOGIA BC, MAS NÃO QUER LIQUIDAÇÃO DO BANAP
SEBASTIÃO ROCHA: BC NÃO ACEITA REABERTURA DO BANAP
SEBASTIÃO ROCHA ANUNCIA SOLUÇÕES PARA O BANAP
SEBASTIÃO ROCHA PEDE AJUDA DA PF EM INVESTIGAÇÃO DE CRIME NO AMAPÁ
Sarney quer investigação profunda de vazamento de informações da CPI do Banestado
SEBASTIÃO ROCHA QUER PUNIR A FALSIFICAÇÃO DE DINHEIRO