Sarney recebe anistiados políticos da Petrobras



Representantes da Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Anistiados Políticos da Petrobras (Astape) foram recebidos nesta terça-feira (13) pelo presidente do Senado, José Sarney, a quem pediram que use sua influência para liberar o pagamento dos valores a que têm direito em razão da anistia.

Acompanhados do senador Magno Malta (PL-ES), eles afirmaram que as medidas autorizadas em seu benefício no governo Sarney, quando Aureliano Chaves era ministro de Minas e Energia, deixaram de surtir efeito nos governos seguintes. Imediatamente, o presidente do Senado orientou funcionária do seu gabinete a tomar providências para saber o que vem obstaculizando o pleito desses aposentados e pensionistas.

Dizendo-se -padrinho- da causa desses trabalhadores, Magno Malta os definiu como anistiados políticos de toda ordem, demitidos em greve de sindicatos e lutadores de vários anos pela construção do Brasil. Do ponto de vista orçamentário, Magno Malta disse que há recursos destinados ao pagamento desses direitos, só que eles não o recebem.

- E para quem vem de sindicato, de uma luta de rua por direitos, ver um governo popular como o de Lula chegar ao poder, por mais explicação técnica que se dê, eles não conseguem entender por que seus pleitos continuam parados - afirmou o senador.

Ayres Brito

Também nesta terça-feira, o presidente do Senado recebeu o advogado sergipano Carlos Ayres Brito, um dos três indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Acompanhado do governador João Alves, o advogado deixou o gabinete da presidência sem dar entrevista. Ele será sabatinado nesta quarta-feira (14) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



13/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader recebe anistiados políticos

Sarney recebe políticos de Rondônia

Sarney recebe políticos do Amapá

Comissão da MP de anistiados políticos adia votação de relatório

Deputados criticam decisão do TCU de revisar indenizações a anistiados políticos

Na pauta da CCJ, projeto que redefine critérios indenização de anistiados políticos