Sarney recebe indicada a vaga no Supremo Tribunal Federal



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, na manhã desta quarta-feira (16), uma visita de cortesia da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. Ela veio acompanhada de Rosa Weber, indicada pela presidente Dilma Rousseff a uma vaga na mais alta corte do país.

- Esperamos aprovar o nome da nova ministra, se assim decidir o Plenário, para que ela tome posse ainda este ano - afirmou Sarney.

Rosa Weber vai ser sabatinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado em data ainda a ser definida.

A indicada

Nascida em Porto Alegre, em 1948, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, é ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde 2006. Se aprovada pelo Senado, ela substituirá a ex-ministra Ellen Gracie, que se aposentou em agosto, após 11 anos de atuação no STF.

De acordo com o artigo 101 da Constituição, os ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado. Os nomes devem ser aprovados por voto secreto dos senadores, após argüição pública.



16/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministra do TST é escolhida para vaga no Supremo Tribunal Federal

Sarney participa de solenidade comemorativa dos 175 anos do Supremo Tribunal Federal

Paim recebe Joaquim Barbosa, indicado ministro do Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal

Luiz Fux é indicado para o Supremo Tribunal Federal

Votação do FPE atende exigência do Supremo Tribunal Federal