Sarney recebe presidente da República de Camarões
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (4) o presidente da República de Camarões, Paul Biya, que visita o Brasil para firmar acordos de cooperação em diversas áreas e participar da reinauguração da embaixada de seu país, nesta quinta-feira (5). Para Sarney, o contato e a aproximação entre as duas nações são essenciais, tanto para o estreitamento das relações comerciais quanto para a ampliação do auxílio que o Brasil que já vem dispensando àquele país em seu desenvolvimento.
Sarney informou que Camarões é um país agrícola, ao qual o Brasil vem ajudando por meio de acordos de cooperação nesta área, com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Acrescentou que, como Camarões é grande produtor de cacau, equipes da Embrapa estão treinando agricultores naquele país para que possam erradicar as pragas dessa lavoura, aumentar sua produção e incrementar a indústria de transformação do produto.
A avaliação de Sarney é semelhante à do presidente de Camarões. Para Paul Biya, "a voz" do Brasil vem sendo cada vez mais ouvida e poderá ajudar não só Camarões, mas a África como um todo a superar seus problemas de pobreza e insegurança.
A visita de Biya, a primeira de um presidente de Camarões ao Brasil, coincide com os 50 anos de independência daquele país, nação com posição geopolítica importante na África, já que é porta de entrada para vários Estados que não têm saída para o mar, como lembrou Sarney, o que facilita a aproximação do Brasil também com esses países.
Ao mencionar os laços que unem brasileiros e africanos, o presidente do Senado falou sobre o processo de fortalecimento dos países da África e as dificuldades que vêm enfrentam nesse percurso, algo familiar para o Brasil, que também foi colônia. Para se fortalecer, Camarões precisa de unidade, sentenciou o senador, ressaltando que uma ação importante neste sentido foi a criação do senado camaronês.
Sarney disse que o Brasil deve estreitar ainda mais as relações comerciais com Camarões, salientando que o comércio entre os dois países teve um incremento significativo nos últimos anos. A balança comercial bilateral, em 2002, era de pouco mais de US$ 13 milhões e, em 2009, saltou para US$ 103,5 milhões.
Itamaraty
Mais cedo, em cerimônia no Itamaraty, foram assinados atos entre os governos dos dois países, como o memorando de entendimento sobre cooperação em agricultura e pecuária; um programa executivo cultural; acordo de cooperação no campo do turismo; e acordo sobre o exercício de atividade remunerada por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico.
Também estiveram presentes à cerimônia no Salão Nobre do Senado os senadores Gilvam Borges (PMDB-AP), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB).
04/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney receberá presidente da República de Camarões
SARNEY ENTREGA À CCJ CARTA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
SARNEY RECEBE PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA
Sarney participa de homenagem da Câmara ao vice-presidente da República
Sarney recebe embaixador da República Popular da China
Alckmin recebe presidente da República da Irlanda