Sarney recebe versão em braile do Código Civil
A primeira publicação em braile do Código Civil no país e a obra literária O Velho Senado, uma crônica de Machado de Assis, foram apresentados nesta terça-feira (2) ao presidente do Senado, José Sarney, pelo diretor da Secretaria Especial de Obras e Publicações (Seep - Gráfica do Senado), Florian Madruga.
- Essa é uma grande contribuição para facilitar a vida dos portadores de deficiência visual - declarou Sarney, durante a cerimônia de entrega.
Florian Madruga explicou que a gráfica recebeu a orientação da Presidência do Senado de investir na publicação de legislação brasileira em braile, pois poucas editoras no país o fazem. Até o momento, mais de 70 títulos - como a Constituição federal, as constituições estaduais, o Código de Defesa do Consumidor e os estatutos da Criança e do Adolescente (ECA) e do Idoso - já estão disponíveis, beneficiando 18 milhões de brasileiros usuários do braile. Agora, somam-se aos títulos o Código Civil, em cinco volumes, e a primeira obra literária da coleção.
Os livros serão distribuídos aos gabinetes e enviados para associações que lutam pelos direitos de pessoas portadoras de deficiência visual, para que componham suas bibliotecas. Escolas ou qualquer cidadão que tenha a deficiência que queira receber uma dessas publicações devem entrar em contato com a SEEP, enviando um email para [email protected] com o pedido.
- As publicações em braile não são comercializadas, são doadas às instituições e qualquer cidadão portador de deficiência que queria receber, é só solicitar, que a gráfica vai atender - declarou Florian Madruga.
Os próximos livros a serem impressos, atendendo a um pedido das associações de portadores de deficiência visual, serão obras clássicas da literatura brasileira já em domínio público, como as que integram a Biblioteca Básica Brasileira.
02/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney recebe texto preliminar do novo Código de Processo Civil
José Sarney recebe nova versão de sua carteira de jornalista
Jornal do Senado ganha versão em braile
Senado lança versão em braile de guia do novo acordo ortográfico
Versão em braile de 'O velho Senado', de Machado de Assis, é doada para instituições do Piauí
Sarney diz que novo Código de Processo Civil começará a ser votado em maio