Jornal do Senado ganha versão em braile
"Tenho orgulho de poder dizer que nós, do Senado Federal, temos assumido um papel de vanguarda no esforço contínuo de inclusão e valorização da pessoa com deficiência. Não só criando leis que possibilitam soluções definitivas para a plena inclusão da pessoa com deficiência, mas também apresentando à sociedade exemplos concretos como este, que torna nosso trabalho acessível a todos os cidadãos brasileiros", afirmou nesta quarta-feira (14) o 1º Secretário da Casa, Efraim Morais, no lançamento do Jornal do Senado em braile. A solenidade contou com a presença do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, além dos senadores Adelmir Santana (DEM-DF), Mão Santa (PMDB-PI), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN), e do diretor-geral da Casa, Agaciel Maia.
O jornal será distribuído de forma gratuita e, preferencialmente, a entidades brasileiras que desenvolvem projetos de apoio às pessoas portadoras de deficiência visual. Com circulação mensal, mas com previsão de ser semanal, o periódico dará prioridade em sua cobertura a projetos aprovados em Plenário e nas comissões e, também, a debates que envolvam temas de grande relevância nacional.
Concebido e editado pela equipe do próprio jornal, o novo periódico é transcrito e impresso pelo serviço de braile da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) do Senado Federal. A versão em braile vem se somar a outros produtos do jornal, representados hoje pelo Jornal do Senado diário, Jornal do Senado semanal, especiais temáticos que circulam todos os meses, além de cartilhas que explicitam direitos dos cidadãos e traduzem de forma mais popular assuntos de relativa complexidade como o processo orçamentário.
Também participaram da cerimônia de lançamento do periódico o diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Helival Rios; o consultor do Senado Bruno Dantas; o diretor da Seep, Júlio Pedrosa; o chefe do Serviço de Impressão Braile da Gráfica do Senado, Paulo Roberto Brandão; os representantes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República Denise Costa Granja e José Rafael Miranda; o vice-presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, Antônio Leitão; e a representante do Integra-Cães-Guia Carmem Oliveira Miranda.
Braile
O serviço de edição em braile foi implantado em 1998, pela Seep, secretaria que inclui a Gráfica do Senado, mediante a adoção de profissionais para fazer a transcrição de textos convencionais para o braile e de seis máquinas impressoras de pequeno porte.
Recentemente, o serviço em braile da Casa incorporou mais duas máquinas modernas e de médio porte, com capacidade para imprimir, cada uma, até 1.200 páginas por hora. Além disso, a equipe de profissionais foi ampliada e passou a ser composta, também, por revisores e novos impressores.
Desde a implantação do sistema, o Senado Federal já editou 35 obras diferentes em braile, entre elas a Constituição, que sempre é atualizada e distribuída a escolas especiais, bibliotecas e disponibilizadas pela secretaria, principalmente em feiras de livro. Na área de literatura, o destaque fica para a edição Literatura Popular em Versos, integrada por três conhecidos livros de cordel - Romance do Pavão Misterioso; Intriga do Cachorro e o Gato; e História do Boi Mandingueiro e o Cachorro Misterioso. A edição de Conselhos aos Governantes, com textos de Cervantes, Marquês de Pombal e Dom Pedro II, dentre outros, é a coleção de destaque no campo da política.
Cabe ao serviço em braile atender pedidos excepcionais, autorizados pela administração da Casa, de impressão de materiais demandados por outros órgãos públicos e instituições de caráter social. Exemplo dessa colaboração foi a impressão das provas em braile da 11º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, com quase 31 mil folhas, voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o país.
As entidades interessadas podem solicitar assinaturas do Jornal do Senado em braile pelo telefone (61) 3311 3333, pelo e-mail [email protected] ou então pela internet - www.senado.gov.br/jornal. O atendimento estará condicionado à disponibilidade de exemplares.14/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado lança versão em braile de guia do novo acordo ortográfico
Flávio Arns celebra "Jornal do Senado" em braile
Versão em braile de 'O velho Senado', de Machado de Assis, é doada para instituições do Piauí
Renan anuncia impressão em braile do Jornal do Senado semanal
Reforma administrativa do Senado ganha nova versão
Sarney recebe versão em braile do Código Civil