Versão em braile de 'O velho Senado', de Machado de Assis, é doada para instituições do Piauí



Machado de Assis iniciou sua vida profissional atuando como jornalista, cobrindo as sessões do Senado em 1860, no Império. Através de crônicas, ele contou aspectos do Rio de Janeiro daquele tempo e traçou perfis sobre personagens do Legislativo da época. Alguns desses textos estão incluídos na obra O velho Senado, publicada pelo Conselho Editorial do Senado em 2004, e agora, em 2010, transcrita para o braile. O velho Senado em braile foi uma das obras que o Senado doou em evento realizado quarta-feira (2) no 8º Salão do Livro do Piauí.

Ao realizar a entrega de um dos kits braile para a Associação dos Cegos do Piauí, uma das entidades beneficiadas pela doação, o diretor-geral do Senado Federal, Haroldo Tajra, destacou a importância de a instituição oferecer em braile não apenas publicações contendo a legislação brasileira, mas também obras que tenham significado importante para a história do país. Ele informou que esse ano o parque gráfico da Casa, que já é um dos mais modernos do país na impressão em braile, recebeu novas impressoras para incrementar a oferta de títulos para os portadores de deficiência visual.

Também receberam os livros transcritos para o braile pelo Senado a Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior e a Associação dos Deficientes Visuais de Timon. As publicações doadas foram a Constituição do Estado do Piauí, a Constituição Federal atualizada até a emenda nº 64, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a Lei Antidrogas, o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Lei de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência, além de O velho Senado.

No próximo sábado (5) será a vez de entidades de Imperatriz, no Maranhão, receberem a doação de livros em braile transcritos pelo Senado. A solenidade ocorrerá no estande da instituição instalado no centro de convenções da cidade, local onde está sendo realizado o 8° Salão do Livro de Imperatriz. A diretora-geral adjunta do Senado, Andréa Valente, e o diretor-geral da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP), Florian Madruga, entregarão as publicações.

Foram convidadas para receber o kit braile do Senado a Associação dos Deficientes Visuais Deus é Fiel, a Biblioteca Pública de Imperatriz e o Centro Municipal de Apoio a Pessoa com Deficiência (CEMAPNE). Tanto o salão do livro de Imperatriz quanto o do Piauí encerrarão suas atividades no próximo domingo (6).



04/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jornal do Senado ganha versão em braile

Senado homenageia Machado de Assis

Senado lança versão em braile de guia do novo acordo ortográfico

Senado prepara homenagens a Machado de Assis

Machado de Assis é tema de documentário da TV Senado

Centenário de Machado de Assis é destaque na Rádio Senado