Sarney reforça desejo de paz no Oriente Médio e pede criação de Estado Palestino



As referências à cultura da paz, à união entre raças e religiões no país e à consolidação das instituições democráticas brasileiras foram a tônica do discurso do presidente do Senado, José Sarney, na recepção ao presidente da República Islâmica do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, nesta segunda-feira (23). Sarney defendeu a criação de um Estado Palestino e reforçou o desejo de paz no Oriente Médio.

- Acho que a melhor notícia que poderíamos receber no mundo seria a do fim do conflito entre árabes e judeus - afirmou.

José Sarney lembrou que o conflito no Oriente Médio envolve duas nações "profundamente sofridas": os judeus, que viveram uma "diápora que quase exterminou a todos" e o povo palestino, que foi expulso de suas terras, vítima de violência constante.

- Esperamos a criação do Estado Palestino, que possa abrigar esse povo sofrido - disse Sarney.

Em seu discurso, Sarney agradeceu a visita do presidente iraniano e expressou votos de que a presença de Ahmadinejad no Brasil sirva para aumentar a cooperação entre os dois países, incrementando as relações comerciais, mas também as de amizade. Disse ao presidente iraniano:

- Vossa excelência visita o continente mais pacífico da face da Terra. Há 100 anos não temos nenhuma guerra. O Brasil tem fronteiras com dez países e essas fronteiras são de cooperação e nunca de confrontação - ressaltou.

O presidente do Senado enfatizou que a Constituição brasileira prioriza a resolução pacífica das divergências e defendeu a desmilitarização. Citou acordos internacionais no Atlântico Sul que proíbem, em suas águas, o trânsito de embarcações com armas nucleares.

Sarney ressaltou ainda que as instituições democráticas brasileiras são fortes e que, hoje, o país é "uma vigorosa democracia no Ocidente". Para o presidente do Senado, a visita de Ahmadinejad mostra que a diplomacia no Brasil ascendeu em nível mundial e disse esperar que nosso país possa contribuir para divulgar, no Oriente Médio, os ideais que regem nossa Constituição e nossa história, os ideais da paz.

24/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney reforça, junto ao presidente do Irã, desejo de paz no Oriente Médio

Suplicy pede a FHC que reafirme na ONU discurso sobre a criação do Estado Palestino

Maguito Vilela pede intervenção internacional no Oriente Médio

TIÃO VIANA PEDE A GOVERNO SOLUÇÕES PARA ORIENTE MÉDIO

Suplicy pede que Brasil seja mediador nos conflitos do Oriente Médio

Maguito diz que criação do Estado palestino é condição para a paz