Maguito Vilela pede intervenção internacional no Oriente Médio



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) apresentou como único caminho para se obter a paz no Oriente Médio uma intervenção internacional na região. Para o parlamentar, "sem uma ação vigorosa da ONU (Organização das Nações Unidas) e dos Estados Unidos, toda tentativa de se pôr fim à violência não vai dar em nada".

O parlamentar afirmou que o isolamento dos extremistas, possível somente com a intervenção internacional, "é o único meio para a retomada do diálogo e o fim das mortes que se acumulam". Ele lembrou que o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, mostra-se impotente para conter os atentados perpetrados por radicais palestinos contra civis israelenses, enquanto o primeiro-ministro de Israel, general Ariel Sharon, "mostra-se, ele próprio, um radical de extrema-direita, que subiu ao poder sob o impulso da violência".

- Se a questão ficar restrita a palestinos e israelenses, a tendência é que essa verdadeira carnificina humana continue em escalas cada vez maiores, num processo sem fim - afirmou Maguito Vilela.

O parlamentar lembrou que, em casos semelhantes - como nos conflitos na Bósnia, em Ruanda, em Kosovo e em Angola -, as intervenções da comunidade internacional sempre resultaram na diminuição e no fim das hostilidades.

- Não dá mais para fazer de conta que o problema não é com o Ocidente, enquanto seres humanos irmãos nossos morrem nos campos de batalha. A intervenção internacional é o único caminho para que os tratados celebrados pela ONU possam ser realmente cumpridos, instaurando-se os dois Estados independentes: um de Israel, outro da Palestina - disse o parlamentar.

Maguito Vilela citou o jornalista Clóvis Rossi, da Folha de S. Paulo , para quem "o mundo precisa de uma reforma na maneira como é governado". Para o senador, essa reforma tem de começar pelo Oriente Médio, "onde o único caminho para a paz é fazer com que o diálogo, estimulado por forças externas, possa se sobrepor ao radicalismo de parte a parte".



03/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anistia Internacional prevê mais manifestações no Oriente Médio e no norte da África

MAGUITO VILELA PEDE APROVAÇÃO DE MODIFICAÇÕES NA LEI PELÉ

MAGUITO VILELA PEDE REGULARIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

TIÃO VIANA PEDE A GOVERNO SOLUÇÕES PARA ORIENTE MÉDIO

Suplicy pede que Brasil seja mediador nos conflitos do Oriente Médio

Sarney reforça desejo de paz no Oriente Médio e pede criação de Estado Palestino