Sarney: relações entre municípios, estados e União estão ‘esgarçadas’



O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reafirmou, nesta quarta-feira (11), a importância da instalação de uma comissão de especialistas para rever o pacto federativo. Em sua avaliação, as relações entre municípios, estados e União estão “esgarçadas”, o que tem comprometido a federação como um todo.

A instalação da comissão criada para discutir um novo pacto federativo está marcada para esta quinta-feira (12) às 10h30 no gabinete da Presidência do Senado. O colegiado é presidido pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim.

- Amanhã vamos instalar a comissão que vai estudar o pacto federativo, porque ao longo do tempo nós notamos o esgarçamento nas relações entre os estados, o que debilita a federação. Então, essa comissão tem o objetivo de examinar, sob o ponto de vista jurídico, constitucional e acadêmico, o que se pode fazer - disse o presidente do Senado.

Sarney também destacou que a Casa vem avançando na discussão de propostas que tentam melhorar as relações entre os estados e citou como exemplo o projeto de resolução do Senado (PRS 72/2010), que unifica as alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com mercadorias importadas. Ele citou ainda a análise pelos senadores de propostas que mudam a tributação sobre o comércio eletrônico.

- Hoje, se possível, vamos votar a resolução que cria a alíquota de 4% para todos os estados e também estamos examinando a PEC que diz respeito ao comércio eletrônico – assinalou.



11/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro diz que relações entre União, estados e municípios precisam mudar para melhorar saúde pública

Renan recebe Sérgio Cabral e defende aprimoramento nas relações entre estados e União

Ana Amélia apoia reflexão sobre relações entre governo federal, estados e municípios

Distribuição de contribuições sociais entre União, estados e municípios é discutida na CCJ

Tião Viana: endemia de dengue exige acordo entre União, estados e municípios

Ana Amélia ressalta colaboração entre União, estados e municípios em favor da Copa de 2014