Sarney: resultados da eleição municipal mostram que o povo reconheceu melhorias econômicas e sociais



O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta segunda-feira (4) que  expressiva votação recebida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais do último domingo (3) mostra que o povo reconhece as conquistas econômicas e sociais obtidas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. Sarney pregou a continuação do apoio de seu partido, o PMDB, à administração petista, em razão do comprometimento do partido de Lula com as melhorias no campo social.

Para o senador, que foi presidente da República na transição entre a ditadura militar e o regime democrático, as eleições municipais são uma prova da consolidação da democracia brasileira, já que cerca de 100 milhões foram  as urnas sem tumultos e sem o constrangimento da violência, embora ainda paire sobre o sistema político a força do poder econômico.

- Seja como for, os eleitores tiveram fortalecida a sua cidadania e têm mais condições de cobrar a s promessas feitas pelos candidatos - afirmou o presidente do Senado.

Sarney evitou fazer avaliações sobre cidades em particular, e até declarou não ter acompanhado as campanhas em São Paulo, onde José Serra (PSDB) saiu na frente de Marta Suplicy (PT), e no Rio de Janeiro, onde César Maia (PFL) foi eleito já no primeiro turno. Ainda assim, já pediu ao presidente do PMDB em São Paulo, Orestes Quércia, que o partido apóie Marta no segundo turno. Quércia respondeu que irá conversar com os partidos que se coligaram ao PMDB nesse pleito para tomarem uma posição.

Na opinião do senador, a vitória de Tadeu Palácio (PDT), em São Luis, capital do Maranhão, só confirma a tradição da cidade de eleger prefeito candidatos da oposição. Mesmo tendo sido eleito pelo estado do Amapá, Sarney é, como se sabe, o principal líder político maranhense. Informado de que analistas políticos têm visto o resultado das eleições como o fim de oligarquias políticas, o presidente do Senado rejeitou o rótulo de oligarca.

Votações

Sarney prometeu que com o fim do primeiro turno vai manter contatos com os líderes partidários com vistas à retomada das votações no Senado, onde matérias importantes aguardam na pauta. Para esta terça-feira (5), está marcada uma sessão plenária deliberativa. Ele anunciou também que irá se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, para tratarem dos problemas em torno da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado.



04/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin diz que sai fortalecida de eleição municipal

Resultados do Saresp mostram melhora em Língua Portuguesa

Ana Júlia quer proteção federal na eleição municipal de Parauapebas

Rollemberg elogia políticas econômicas e sociais do governo

Comissão da Reforma Política aprova candidatura avulsa em eleição municipal

Subcomissão vai debater questões sociais e econômicas da produção de biocombustíveis