Sarney reúne governadores e líderes para discutir reforma tributária



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (13) governadores de estados do Nordeste e lideranças partidárias na Casa para debater os pontos ainda polêmicos da proposta de reforma tributária. Ao final da reunião, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que há grandes possibilidades de entendimento em torno das reivindicações dos estados relativas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional e à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), mas antecipou que o governo não vai concordar com as pretensões dos governadores sobre a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Estavam presentes os governadores João Alves, de Sergipe; Paulo Souto, da Bahia; José Reinaldo Tavares, do Maranhão, e o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antonio Jácome de Lima Júnior, representando a governadora Vilma Faria. Segundo o relato de Mercadante, os presentes manifestaram seu apoio à aprovação pelo Senado do texto da reforma da Previdência em votação na Câmara.

A expectativa dos governadores em relação à reforma tributária, segundo o líder, é conseguir a partilha dos recursos da Cide, papel destacado para o Nordeste no Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional e distribuição da CPMF com os estados.

- Em relação à CPMF o governo já tem posição: a CPMF já é partilhada, com o SUS [Sistema Único de Saúde], com a Seguridade Social, a Previdência e o Fundo de Combate à Pobreza, portanto, não há possibilidade de dividir mais esta receita, que já é totalmente vinculada e compartilhada - enfatizou Mercadante.

O vice-governador do Rio Grande do Norte disse, porém, que os governadores ainda não desistiram.

- O governo federal não quer abrir mão, mas nós estamos insistindo e vamos insistir ainda nesta questão. Estamos também querendo aumentar, de 2% para 3%, a partilha do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional e o senador Mercadante já sinalizou positivamente nesse sentido. Acreditamos que, como a discussão no Senado está apenas começando, vamos evoluir e chegar a bom termo - declarou.

O líder do governo confirmou a disposição de atendimento a outras reivindicações dos governadores.

- Quanto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, à constituição de um fundo com a Cide para recuperação de estradas e gestão paritária União-estados, poderemos avançar - e seguramente vamos avançar - no Senado Federal - disse.

Sarney, que tem defendido a necessidade de o Senado, sendo a Casa da Federação, participar intensamente do debate sobre a reforma tributária, organizou a reunião a pedido de João Alves. Também estavam presentes o líder do governo no Congresso, Amir Lando (PMDB-RO), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), e os líderes Tião Viana (AC), do PT, Renan Calheiros (AL), do PMDB, Fernando Bezerra (RN), do PTB, Magno Malta (ES), do PL, e Mozarildo Cavalcanti (RR), do PPS.



13/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mantega se reúne com governadores do Nordeste para discutir agenda tributária

Governadores discutem reforma tributária com Sarney

Marconi Perillo reúne representantes da OCDE para discutir reforma tributária

Marconi Perillo reúne representantes da OCDE para discutir reforma tributária

Governadores do Centro-Oeste discutem reforma tributária com Sarney

GOVERNADORES DO PMDB FALAM SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA COM JOSÉ SARNEY