Brasil investe nas relações com a China estimulando o aprendizado da língua e da cultura



O governo brasileiro quer investir mais nas relações econômicas, políticas e diplomáticas com a China. Para driblar os desafios do idioma e as peculiaridades da cultura, um projeto piloto foi montado. O Ministério das Relações Exteriores mantém cinco diplomatas, em início de carreira, em Pequim, há seis meses, para entender o modo de ser e de viver dos chineses, além de se aperfeiçoarem no aprendizado do mandarim, idioma oficial da China.

A ideia do projeto piloto surgiu com o crescimento e o avanço da China nas suas parcerias não só com o Brasil, mas também com o restante do mundo. Em 2009, a China superou os Estados Unidos, tornando-se o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2011, o comércio bilateral cresceu 35,2% e alcançou US$ 84,5 bilhões, com um saldo de US$ 20,79 bilhões favorável ao Brasil.

Responsável pela organização do projeto piloto, o coordenador de ensino do Instituto Rio Branco, destinado à formação de diplomatas, Sérgio Barreiros de Santana Azevedo, disse que o processo de imersão ao qual os diplomatas estão sendo submetidos é fundamental para a compreensão da cultura, da vida e do modo de ser dos chineses.

“Há uma série de peculiaridades entre os chineses. Por exemplo, às vezes, eles falam algo com um sorriso, mas não é de alegria nem felicidade, é timidez ou vergonha”, disse Azevedo. “Fora isso, o mandarim tem quatro tons distintos que influenciam nas palavras e seus significados. É fundamental entender isso, pois modifica o conteúdo de um diálogo, por exemplo. Definitivamente é o outro lado do mundo”.

Depois desse período, o Ministério das Relações Exteriores examina a possibilidade de ampliar por mais um semestre a estada dos diplomatas na China. 

 

Leia mais:

Governo chinês quer enviar pesquisadores ao País para acompanhar estudos da Embrapa

Brics destaca importância da transferência de tecnologia e dos medicamentos genéricos

Presidenta Dilma e primeiro-ministro da China querem ampliação de parcerias e relações com a América Latina

Brasil e China discutem plano decenal de cooperação

 

Fonte:

Agência Brasil

 



08/06/2012 16:15


Artigos Relacionados


Senado intensifica relações do Brasil com a China

Sarney saúda o futuro das relações da China com o Brasil

CAE debate relações comerciais entre Brasil e China

Sarney defende estreitamento de relações entre Brasil e China

Fortalecimento de relações com a China deve ampliar fluxo de asiáticos ao Brasil

Audiência pública discutirá relações comerciais entre Brasil e China