Sarney: senadores têm 15 dias para exame das matérias antes da votação



O presidente do Senado, José Sarney, disse ao Plenário nesta quarta-feira (16) que há tempo suficiente para que os senadores analisem as matérias listadas na Ordem do Dia antes de serem votadas. Segundo ele, líderes de partido haviam transmitido a reclamação de alguns senadores, para os quais o prazo para exame dos projetos antes da votação seria insuficiente para uma análise profunda.

- A pauta é sempre organizada com 15 dias de antecedência, dando a oportunidade para todo senador examinar quais matérias serão colocadas em votação nesse prazo - esclareceu, lembrando que os parlamentares recebem o material por meio eletrônico e também impresso.

Segundo ele, há três exceções para essa regra: as medidas provisórias, que podem trancar a pauta; as medidas em urgência, que são colocadas na pauta em até 48 horas após o reconhecimento dessa condição; e as propostas de emenda à Constituição, que requerem quórum qualificado de 49 senadores e geralmente tratam de assuntos polêmicos.

- Nada no Senado é improvisado e votado na hora sem o conhecimento dos senadores. Os senhores têm 15 dias colocados na pauta do senado para estudar as matérias que serão colocadas em votação - completou Sarney.

De acordo com ele, há no Senado 51 MPs prontas para votação. Tramitam atualmente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado1,5 mil PECs.



16/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Wellington Dias quer exame do passe livre em comissão antes de votação em Plenário

Senadores terão cinco minutos para discursar antes de votação

Sarney vai apressar votação de matérias que dependem de acordo e obstruem a pauta

Acordo de senadores libera votação de matérias mesmo com pauta trancada

Presidente quer votação de processos contra senadores antes das eleições

CAS inicia reunião para exame de 14 matérias em pauta