Sarney: sociedade e Estado devem tratar idosos com dignidade
Ao abrir a sessão solene do Congresso Nacional para comemorar o Dia Nacional e Internacional do Idoso e o 24º aniversário da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), o presidente do Senado, José Sarney, cobrou do Estado e da sociedade tratamento digno para com aposentados e pensionistas do país. Na homenagem realizada nesta quinta-feira (15), Sarney disse que o momento é de reflexão e de reconhecimento por tudo que os idosos já realizaram em favor do país.
- Reflexão em que todos nós nos associamos à luta dos idosos, em sua maioria aposentados e pensionistas, pela conquista de um mínimo de dignidade, de um mínimo de reconhecimento por parte do Estado e da sociedade pelo que já realizaram em prol da nação brasileira - afirmou Sarney.
Em seu pronunciamento, o senador lembrou conquistas alcançadas pelos idosos e pensionistas durante o período em que foi presidente do Brasil. Citou, por exemplo, a extensão da proteção à saúde para o trabalhador rural e para os não contribuintes da previdência social.
Também citou a equiparação dos direitos previdenciários entre trabalhadores rurais e urbanos e a garantia de renda mensal vitalícia de um salário mínimo para todos os brasileiros idosos sem condições de sustentar suas famílias, inclusive para os que não contribuíram para a Previdência Social.
- Hoje, o número de idosos sob a proteção previdenciária alcança 80% da população idosa, recebendo um salário mínimo mensal, deixando, em consequência, a categoria de indigentes e miseráveis - destacou.
Sarney reconheceu que ainda há muito a se conquistar em termos de direitos dos idosos e alertou o Congresso Nacional para essa tarefa, pois "o que o idoso tem o direito de usufruir é fruto de suas próprias mãos".
- Esta sessão solene é uma séria demonstração do compromisso deste Parlamento com a progressiva melhoria das condições dos idosos e aposentados. Ela comemora um tempo de lutas e conquistas e anuncia a consciência do seu papel na sociedade brasileira - concluiu Sarney.15/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas
"Estado e sociedade devem estar juntos contra o tráfico de pessoas", diz Cardozo
Remoções devem preservar dignidade de comunidades, diz ministra
Sarney diz que a sociedade tem que zelar permanentemente pela manutenção do Estado de Direito
Luta por dignidade de idoso deve ser contínua, defende Sarney
Sarney promete manter independência, autonomia e dignidade do Senado