Sarney visita exposição de artistas maranhenses



O presidente do Senado, José Sarney, visitou nesta quarta-feira (2) a exposição -Três artistas do Maranhão-, aberta no Brasília Design Center para mostrar a obra de Jesus Santos, Dila e Cordeiro do Maranhão. -São artistas extraordinários, que não só representam o talento do Maranhão como a cultura brasileira-, disse o presidente ao final da visita.

Sarney elogiou a organizadora Fernanda Mil-Homens por reunir esses três grandes pintores para exposições em São Paulo, Brasília e Nova York. Ele afirmou que, com essa iniciativa, a marchand dá aos admiradores da pintura, no Brasil e no exterior, a oportunidade de se encantar com a genuína beleza da obra desses maranhenses.

Numa breve análise de cada um dos artistas, Sarney elogiou as cores vivas usadas por Jesus Santos, -com suas figuras exóticas, seu traço cuidadoso, bem acabado, numa composição que nos lembra o melhor dos impressionistas-.

Sobre Dila, afirmou que ela é a maior artista naïf do Brasil, pintando rostos redondos, árvores, casas e bichos que têm vida e alma, assim como paisagens e um verde musgo que só ela sabe criar. -A pintura de Dila tem uma delicadeza e ingenuidade que nos remete, sendo primitivista, ao clássico, numa fusão rara, obtida pelo milagre do seu pincel-.

Sobre Cordeiro do Maranhão, o presidente do Senado disse que ele é uma -força da natureza, talento em ebulição a consolidar seus rumos, nas sienas e marrons, nas cores escuras que não são sombrias-. Em sua opinião, Cordeiro do Maranhão, com suas cores carregadas de tristeza, veio para ficar nas artes brasileiras.

A exposição tem o patrocínio da empresa Furnas Centrais Elétricas e o apoio do Ministério da Cultura.



02/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aos sábados, exposição no Horto Florestal faz visita guiada com os artistas das obras

Sarney visita exposição de Athos Bulcão

Sarney visita exposição de artes plásticas

Sarney visita exposição sobre emancipação do Paraná

Exposição reúne trabalhos de artistas italianos

Renan abre exposição de artistas brasileiros