Sartori defende combate à praga em Rondônia



O senador Chico Sartori (PSDB-RO) pediu ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, providências no sentido de combater a praga denominada "cigarrinha das pastagens" que, segundo informou, vem destruindo as pastagens em municípios da região sul de Rondônia e dizimando as plantações de arroz e de milho há mais de dois anos.

Como forma de combater a praga, Chico Sartori sugeriu a assinatura de um convênio entre o Ministério e a Associação Vilhenense dos Agropecuaristas (Aviagro), com o objetivo de construir e equipar um laboratório para a produção de fungos, que seriam utilizados no combate biológico da "cigarrinha das pastagens". Para ele, essa é a melhor saída para acabar com a praga, já que o combate químico, além de ser oneroso e de pouca eficiência, é agressivo ao meio ambiente.

Chico Sartori lembrou que a região sul de Rondônia é composta por mais de 80% de pequenos e médios produtores rurais e que a maioria não tem condições financeiras de arcar com os custos do combate químico. Para ele, o convênio entre o Ministério da Agricultura e a associação dos agropecuaristas baixaria os custos e viabilizaria o combate à praga de forma biológica, que é mais barata.



15/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sartori saúda formandos de Rondônia

Chico Sartori quer mais recursos para Rondônia

Sartori registra sucesso da vacinação anti-aftosa em Rondônia

Sartori: Rondônia estará em breve fora da área de risco da aftosa

Chico Sartori diz que Rondônia deverá ficar livre da febre aftosa

Sartori pede apoio para combate à dengue em RO