Saturnino comemora paz em Angola e posse de Benedita



O senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ) comemorou, em discurso nesta terça-feira (9), dois fatos ocorridos nos últimos oito dias que considera importantíssimos: o acordo que selou a paz definitiva em Angola, na última quinta-feira (4), e a posse, no governo do Rio de Janeiro, no sábado (6), da ex-senadora Benedita da Silva.

Saturnino fez um histórico da guerra civil em Angola, que começou em 1975, logo depois da proclamação da independência do país. Foi uma das mais cruéis guerras civis contemporâneas, que em alguns momentos chegou a matar mais de mil pessoas por dia. O senador lembrou que Angola tem profundas ligações históricas, culturais e étnicas com o Brasil.

- A aceitação da paz pela Unita, a sua incorporação ao governo, a ampla anistia aos combatentes, tudo isso são fatos essenciais para a paz, para a reconstrução do país, e que merecem o aplauso e o regozijo de todo o mundo, de todos os países, bem como investimentos de todo o mundo, como forma de reconstruir o que foi destruído pela guerra - disse Roberto Saturnino.

Sobre a governadora Benedita da Silva, Saturnino disse que sua posse como governadora comprova que o Rio de Janeiro é a vanguarda política, histórica e cultural do Brasil. O senador disse que Benedita é uma ex-favelada, negra, de origem realmente humilde, e que assume o governo com um discurso sóbrio, responsável, como um exemplo para a sociedade brasileira.

- Foi um acontecimento marcante, emocionante, que comoveu a todos os cariocas e fluminenses, e que confirma a condição de vanguarda dos processos políticos, culturais e sociais do país para o estado do Rio.



09/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SATURNINO PEDE AJUDA PARA ANGOLA

Rosalba comemora sucesso de programa de prevenção à Aids em Angola

BENEDITA DA SILVA COMEMORA DIA DA ÁFRICA

Saturnino comemora a auto-suficiência em petróleo

Saturnino comemora vitória do Lula e da democracia no segundo turno

Diretoria do Sindaf comemora posse