Saturnino critica imprensa por posição contrária a investimentos da Petrobras na Venezuela



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) criticou, nesta terça-feira (8), a imprensa brasileira por ter adotado, na visão do parlamentar, posição contrária ao projeto anunciado pela Petrobras de investir US$ 2 bilhões na Venezuela. Em sua avaliação, reportagens recentemente publicadas sobre o assunto desconsideram um movimento novo de ascensão de presidentes de países da América Latina mais comprometidos com o combate às injustiças sociais.

- É claro que o fato de ser um investimento na Venezuela e de seu presidente ser Hugo Chávez gera todo esse sensacionalismo e essa preferência da nossa imprensa no noticiário para induzir, talvez, uma reação por parte da população - afirmou.

Saturnino considerou natural a estratégia de diversificação de investimentos da estatal brasileira em razão de seu porte de empresa multinacional. Além disso, o senador lembrou que a Venezuela - uma das maiores potências petrolíferas do mundo - já manifestou sua intenção, como país membro do Mercosul, de fornecer gás natural a vários países do bloco por maio da construção de um grande gasoduto sul-americano.

Em aparte, o senador Marcos Guerra (PSDB-ES) manifestou sua preocupação com a intenção da Petrobras investir na Venezuela. Para ele a decisão da empresa só se justificaria se acarretassea diminuição do preço de combustíveis no Brasil.

08/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Belini Meurer critica posição contrária do governo de Santa Catarina ao piso nacional de professores

Saturnino crítica imprensa por caracterizar presidentes sul-americanos como populistas

Ideli critica tratamento da imprensa brasileira à Petrobras

Governo federal reforça posição contrária à PEC 215

Mozarildo manifesta posição contrária à CPMF

Sebastião Rocha anuncia posição contrária do PDT