Ideli critica tratamento da imprensa brasileira à Petrobras
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) reclamou em Plenário, nesta segunda-feira (29), da cobertura da imprensa brasileira com relação a fatos relacionados à Petrobras. Ideli disse que os jornais do país dão destaque apenas a informações negativas sobre a empresa, divulgando pouco ou omitindo notícias que demonstram o sucesso da companhia brasileira no setor de petróleo.
- Esta matéria da Petrobras ter ficado em 2º lugar [em lucratividade], no continente americano (América Latina, América Central e América do Norte), como a segunda maior empresa em termos de lucratividade, teve, na imprensa, três parágrafos, na página do fundo do jornal - disse.
Além da informação sobre a boa classificação da Petrobras no ranking de lucratividade, Ideli citou ainda mais duas notícias positivas - sobre a vinda, do Japão para o Brasil, de trabalhadores brasileiros qualificados para trabalhar na construção de plataformas petrolíferas, e sobre prêmio recebido pela Petrobras de empresa melhor gerenciada da América Latina - que não receberam atenção da imprensa.
Em seu pronunciamento, Ideli alertou para a necessidade de o Senado reconhecer o direito de os estados produtores de petróleo receberem os royalties da exploração para os contratos já firmados. Ela defendeu, no entanto, a aprovação pelo Senado da capitalização da Petrobras, bem como da adoção do regime de partilha na exploração.
Em aparte, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) considerou fundamental para viabilizar a votação dos projetos do pré-sal uma decisão sobre a divisão dos royalties. Marcelo Crivella (PRB-RJ) afirmou que seu estado, pela enorme demanda existente de investimentos na área social, não tem condições de dividir os royalties do petróleo. Valter Pereira (PMDB-MS) destacou proposta encaminhada pela Confederação Nacional dos Municípios, no sentido de preservar os royalties atribuídos por contratos de concessão.
29/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR CRITICA TRATAMENTO DA IMPRENSA À DÍVIDA DOS AGRICULTORES
Saturnino critica imprensa por posição contrária a investimentos da Petrobras na Venezuela
Zezé Perrella critica tratamento dado pela imprensa em caso investigado pela PF
Academia Brasileira de Letras, Associação Brasileira de Imprensa e Instituto Histórico e Geográfico poderão ter isenção
José Nery protesta contra tratamento da imprensa à candidatura do PSOL
Ideli reclama de cobertura da imprensa das conclusões sobre a morte de Celso Daniel