Saturnino diz que Alckmin é o representante da "elite endinheirada"



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse, em pronunciamento nesta segunda-feira (9), que o debate entre os candidatos à Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), no domingo (8), tornou patente a imagem do Alckmin "como representante da elite paulista endinheirada, com pouca sensibilidade social e privativista".

Essa visão estaria confrontada com a de Lula - acrescentou - "como homem originário do povo que sustenta uma prioridade não desenvolvimentista, mas de emancipação do povo pela distribuição da renda".

- Basta olhar os dois candidatos para saber quem é o candidato do mercado e o do povo - emendou.

As considerações de Saturnino sobre os dois candidatos provocaram reações do senador Heráclito Fortes (PFL-PI). O senador lembrou a ausência de Lula nos debates realizados durante a campanha para o primeiro turno das eleições, classificou a política externa do atual governo como "atabalhoada" e acusou o presidente e candidato à reeleição de se esquivar das denúncias de corrupção no seu governo lançando questionamentos sobre eventuais desvios do governo Fernando Henrique Cardoso.

Em dado momento do discurso, Saturnino e Heráclito passaram a quase reproduzir lances da troca de acusações que marcou o debate entre os candidatos. Enquanto Heráclito apontou o atual governo como "o mais corrupto da história da República", Saturnino rebateu a crítica afirmando que eventuais desvios "estão sendo apurados como nunca antes nesse país". Coincidentemente, essas mesmas questões foram levantadas durante o debate na TV Bandeirantes.

09/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tropa de Elite

Paraquedistas de elite atuarão na Copa de 2014

PSDB é legenda da elite, responde líder

Banco Central divulga grupo de elite das instituições Top 5

Rio Open traz elite do tênis mundial ao Brasil

Brasil vence o Paraguai na Fed Cup e sonha com vaga na elite