Saturnino diz que governo Lula está no caminho correto



Ao rebater críticas de que o governo Luiz Inácio Lula da Silva está sendo lento na retomada do crescimento econômico e na geração de empregos, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) afirmou nesta quarta-feira (19) que o governo precisa agir com prudência e evitar caminhos equivocados como os que foram trilhados pelos presidentes João Goulart e Salvador Allende.

De acordo com Saturnino, Lula precisa dosar a sabedoria de não se apressar com a ousadia de avançar até o limite politicamente viável, para não cair na paralisação do governo Lech Walesa (Polônia), que foi aquém do possível, decepcionando o mundo por não ter sabido lutar contra as pressões internacionais.

O senador reconheceu que trilhar o caminho da moderação é extremamente difícil, porque pressupõe manter um equilíbrio entre as pressões do Império - o governo dos Estados Unidos - e do sistema financeiro nacional e internacional e as exigências decorrentes da exclusão social e dos compromissos assumidos na campanha eleitoral.

- Até agora, Lula está avançando com a sabedoria necessária - avaliou.

Entre as medidas mais corretas do governo Lula, Saturnino citou a política externa de negociação em torno da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em que, a seu ver, a diplomacia brasileira está defendendo os interesses nacionais diante das ameaças do governo de George Bush. O senador destacou ainda o esforço de dinamização das exportações e os novos termos da negociação com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No plano nacional, Saturnino aplaudiu a criação do microcrédito, a dinamização do setor de construção de navios e plataformas para a Petrobras, bem como as novas diretrizes para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social passe a financiar habitação e saneamento básico, gerando empregos com rapidez.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lembrou que a esmagadora maioria de votos que Lula recebeu no segundo turno das eleições deu-lhe uma legitimidade que faltou tanto a Allende quanto a João Goulart.

Também em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) aplaudiu a iniciativa do BNDES de comprar ações da Vale do Rio Doce para garantir controle acionário nacional sobre uma empresa que é estratégica para o desenvolvimento do país.



19/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino diz que Lula está implantando o terceiro estágio da nação brasileira

Saturnino diz que Lula está incentivando indústria nacional de equipamentos para petróleo

Ideli diz que PNUD comprova que governo "está no caminho certo"

Saturnino destaca realizações do governo Lula no Nordeste

Cristovam critica governo do DF: 'Em vez de novo caminho, estamos no velho caminho'

Roberto Saturnino: transposição é o maior projeto do governo Lula