Ideli diz que PNUD comprova que governo "está no caminho certo"



Ao destacar que o Brasil foi elevado no Relatório do Desenvolvimento Humano 2006, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), à categoria de "exemplo de melhoria na distribuição de renda", a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse, nesta segunda-feira (13), que o resultado demonstra que o governo Luiz Inácio Lula da Silva "está no caminho certo" ao apostar no crescimento da economia com distribuição de renda. No relatório de 2005, o Brasil foi classificado como "referência de desigualdade".

Atualmente o Brasil é o décimo mais desigual numa lista de 126 países e territórios, à frente da Colômbia, Bolívia, Haiti e cinco países da África Subsaariana. Os avanços retiraram o país da penúltima posição no ranking de distribuição de renda da América Latina. No último relatório, somente a Guatemala estava em situação pior. Ideli registrou que o programa Bolsa-Família foi um dos responsáveis pelos avanços do Brasil.

A senadora esclareceu ainda que apesar de o país ter recuado uma posição no ranking mundial de desenvolvimento humano (caiu de 68º para 69º numa lista de 177 países), seu IDH melhorou entre 2003 e 2004. Ela explicou que o motivo da queda foi o fato dos indicadores e metodologias terem sido revisados e aperfeiçoados. Mesmo assim, o IDH brasileiro cresceu de 0,788 para 0,792.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) antecipou que dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios demonstram que o Brasil melhorará ainda mais seus números referentes ao IDH quando forem computados os anos de 2005 e 2006. Já o senador Flávio Arns (PT-PR) sugeriu ao presidente Lula que realize um amplo debate com a oposição e a sociedade visando a acelerar o crescimento da economia e a distribuição de renda no país.

Por sua vez, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu uma maior discussão da proposta orçamentária para 2007 visando a repor R$ 300 milhões que teriam sido retirados dos recursos destinados à alfabetização de jovens e adultos.

13/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aníbal Diniz: economia está no caminho certo e inflação está sob controle

Sérgio Cabral: Senado está no caminho certo

Sérgio Souza diz que CPI do Cachoeira está no caminho certo

Natação masculina está no caminho certo para 2016

Freitas Neto diz que Subcomissão de Cinema está tomando o caminho certo

Freitas Neto diz que Subcomissão de Cinema está tomando o caminho certo