Saturnino diz que Lula está implantando o terceiro estágio da nação brasileira



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) leu nesta segunda-feira (4) artigo não publicado de sua autoria em que analisa os três estágios para a formação de uma nação: povo, território e Estado. Para ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está implantando o terceiro estágio desse projeto de nação, que seria a incorporação do povo ao processo ou "à distribuição do bolo sem esperar o crescimento".

Saturnino salientou que essa implantação tem sido difícil, mas o terceiro estágio avança apesar da "grita e a reverberação acusatória da oposição udenista e da mídia". O senador disse que a maior dificuldade reside no enfrentamento dos interesses "das elites endinheiradas". Ele disse ainda que o povo compreendeu o momento e elegeu Lula para implantar o terceiro estágio, mas o processo tem sido tocado "com prudência excessiva, atemorizado pelas ameaças".

- Primeiro foi necessário reconstruir o estado desmanchado e depois, aos poucos, implantar o Bolsa Família, o salário mínimo palpável, o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], a agricultura familiar, a reforma agrária mais rápida, o microcrédito, o ProUni [Programa Universidade para Todos], as cotas universitárias, o desenvolvimento do Nordeste. E o povo vai reconhecendo; ele que sente, ele que sabe, reconhece - avaliou.

Apartes

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) discordou de Saturnino e perguntou a qual elite "endinheirada" ele se referia, pois, do ponto de vista da política econômica, o presidente Lula manteve o que vinha sendo feito pelo governo Fernando Henrique Cardoso e a única diferença perceptível era o aprofundamento de alguns privilégios, como no caso dos bancos que obtiveram os maiores lucros no atual governo.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu que Saturnino tentasse publicar o artigo e disse que via o grande esforço ao final do seu pronunciamento, pois "a gente fica sem saber se fala de um sonho que acredita um dia ser possível ou se não consegue enxergar a realidade". Simon também disse que, no campo da ética e da moral, o governo Lula fracassou. Por sua vez, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) concordou com Saturnino.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse a Saturnino que tomasse cuidado com comparações, pois o presidente Lula já havia comparado Newton Cardoso a Pelé.

04/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino diz que governo Lula está no caminho correto

Saturnino diz que Lula está incentivando indústria nacional de equipamentos para petróleo

Toffoli diz que será juiz da Nação brasileira

Efraim e Mozarildo destacam papel dos maçons na formação da Nação brasileira

Real foi momento de consolidação da nação brasileira, afirma Fernando Henrique Cardoso

Almeida Lima: nação está estarrecida com denúncias de corrupção