Saturnino elogia Luiz Gushiken e Celso Amorim



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) elogiou atos de dois ministros de Estado em pronunciamento nesta quarta-feira (7). O ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica do governo, foi elogiado por ter permitido que o Ministério da Cultura defina a política de patrocínios culturais do governo. Já o ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, recebeu os parabéns do ministro pela viagem por países africanos, ainda em curso.

Roberto Saturnino cumprimentou Gushiken por ter -reconhecido um erro-, numa -atitude humilde que revela grandeza-. O ministro suspendeu, na terça-feira (6), os critérios para seleção de projetos culturais a serem patrocinados por empresas estatais. Para o senador, trata-se de um assunto da alçada do Ministério da Cultura.

- A interveniência da Secretaria de Comunicação dava ensejos a interpretações equivocadas, o que realmente acabou ocorrendo - afirmou o parlamentar.

O senador também cumprimentou o chanceler Celso Amorim pela linha de política externa adotada pelo atual governo, que qualificou como -substancialmente diferente da adotada pelo governo anterior-. Saturnino enfatizou que os países africanos -têm uma proximidade cultural e geopolítica muito grande com o Brasil-. Para ele, a viagem do ministro evidencia a independência do Brasil em relação aos governos dos países mais ricos, que têm legado ao abandono as nações do continente africano.

O parlamentar salientou ainda a importância de uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África, assunto que está sendo tratado por Amorim. Para o senador, é hora de o Brasil assumir o exercício da -liderança natural- que tem tanto na América Latina quanto na África.



07/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa elogia Celso Amorim na Defesa

Suplicy se emociona ao relatar visita a Luiz Gushiken

Luiz Gushiken vai esclarecer nova política de incentivo à cultura

Paim apresenta voto de pesar pela morte do ex-ministro Luiz Gushiken

Celso Amorim é o novo ministro da Defesa

Suplicy anuncia que Celso Amorim estará na CRE no dia 12