Saturnino, Maciel e Suplicy homenageiam memória de Fernando Gasparian
Os senadores Roberto Saturnino (PT-RJ), Marco Maciel (PFL-PE) e Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentaram, nesta segunda-feira (9), requerimentos de pesar pela morte do editor e ex-deputado federal constituinte Fernando Gasparian, ocorrida sábado passado (7) por infecção generalizada seguida de parada cardíaca. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a trajetória político-empresarial de Gasparian inclui a propriedade da América Fabril, uma das principais indústrias têxteis do país no início da década de 60, e a fundação, nos anos 70, do jornal Opinião e da revista Argumento, ambos de linha crítica ao regime militar.
- Ele foi um grande líder político e industrial. Valorizava o nacionalismo na política e, como constituinte, lutou por limites na taxa de juros. Foi dono ainda da editora Paz e Terra, que publicava Celso Furtado, e do jornal Opinião em um momento difícil da ditadura - comentou Saturnino.
Ao reforçar o reconhecimento do Senado à atuação de Gasparian como empresário e homem público, Marco Maciel atestou que o ex-deputado constituinte era político em sua essência e um nacionalista sempre preocupado com o desenvolvimento do país.
- Onde ele chegava, roubava a cena, pois tinha uma energia enorme que a todos contagiava - acrescentou.
Suplicy abriu sua homenagem à memória de Gasparian com uma frase do editor que acabou rendendo a ele perseguição pela ditadura militar: "para ser bom brasileiro, tem que gostar de democracia". Segundo o petista, o ex-deputado constituinte era um dos parlamentares mais assíduos e combativos à época. Foi sugestão sua, por exemplo, a limitação da taxa de juros a 12% ao ano, dispositivo que acabou revogado pela Emenda Constitucional 40/2003. Suplicy assinalou ainda a oposição do também dono da livraria Argumento, no Rio de Janeiro, às privatizações de estatais.09/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Escola Estadual na zona Sul terá nome do jornalista Fernando Gasparian
Simon requer voto de pesar pelo falecimento do jornalista Fernando Gasparian
Senadores homenageiam memória de Ramez Tebet
Saturnino e Bezerra homenageiam Rachel
Senadores homenageiam a memória de Brizola na passagem do quarto aniversário de sua morte
Senadores homenageiam memória da ex-primeira dama Ruth Cardoso, falecida há um ano