Senadores homenageiam memória da ex-primeira dama Ruth Cardoso, falecida há um ano
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) registrou nesta quarta-feira (24), em Plenário, a passagem de um ano do falecimento da ex-primeira dama Ruth Cardoso. A homenagem de Tasso foi acompanhada pelos senadores Marco Maciel (DEM-PE), Francisco Dornelles (PP-RJ), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Renato Casagrande (PSB-ES), Ideli Salvatti (PT-SC), Mão Santa (PMDB-PI) e Marconi Perillo (PSDB-GO).
- Hoje faz um ano do falecimento de uma das maiores figuras públicas que este país viu nos últimos anos e que se tornou, talvez, uma das únicas unanimidades nacionais. Trata-se da doutora Ruth Cardoso, ex-primeira-dama do país - disse Tasso.
Ele também registrou que Ruth Cardoso foi "a grande idealizadora" da rede de proteção social brasileira. Na opinião de Tasso, a ex-primeira dama "foi uma mulher de integridade extraordinária, de uma discrição absoluta".
Renato Casagrande disse que Ruth Cardoso prestou um importante trabalho ao Brasil e afirmou ser a ex-primeira dama uma referência dentro e fora do país. Ideli afirmou que a antropóloga era uma "figura extraordinária" e desenvolveu "um trabalho extremamente relevante". Já Marco Maciel destacou o lado comunitário e social das atividades dela, inclusive na luta pela erradicação do trabalho infantil.
Por sua vez, Dornelles disse que Ruth Cardoso era uma "figura excepcional", com grande capacidade de liderança e ampla preocupação social. Lúcia Vânia disse ter trabalhado por quatro anos com a ex-primeira dama e destacou ter ela sido a idealizadora dos programas Toda Criança na Escola e Alfabetização Solidária.
- Foi a mulher que pensou todos os programas sociais deste país - disse Lúcia Vânia.
Perillo disse que a homenagem era de todo o Senado e afirmou que Ruth Cardoso era uma "mulher muito adiante do seu tempo", além de ter apoiado reivindicações feministas.
A antropóloga Ruth Correia Leite Cardoso, doutorada pela Universidade de São Paulo (USP), lecionou na própria USP e também nas Universidades de Paris, Columbia e Berkeley. Foi fundadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), instituição que acolheu professores brasileiros demitidos das universidades durante o regime militar. Teve participação destacada no programa Comunidade Solidária, por ela criado em 1995, já como primeira-dama.
Da Redação / Agência Senado
24/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM: SENADO DEU APOIO IRRESTRITO À PRIMEIRA-DAMA RUTH CARDOSO
Para Marisa Serrano, Ruth Cardoso "fez escola como primeira-dama"
Garibaldi destaca obra social de ex-primeira-dama falecida nesta terça-feira
SENADORES CONDENAM AGRESSÕES A RUTH CARDOSO
Senadores lamentam o falecimento de dona Ruth Cardoso
Senadores homenageiam memória de Ramez Tebet