Saturnino: projeto do governo é fazer BNDES novamente um banco de desenvolvimento
O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) defendeu nesta segunda-feira (1º) a administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) das críticas de setores da oposição. Na avaliação do senador, as afirmações de que o presidente do banco, Carlos Lessa, seria incompetente e não estaria gerindo a instituição a contento, partem de representantes de interesses contrariados pela mudança de orientação do BNDES.
- São interesses que estão sendo contrariados e estão inventando falsas razões. Esta administração está recuperando o banco para a sua finalidade, que é o projeto de desenvolvimento do país - disse.
Saturnino disse considerar natural que os ocupantes dos postos mais importantes do BNDES tenham sido trocados no novo governo. As mudanças, sustentou ele, sugerem a nova diretriz do governo, que pretende fazer do BNDES um típico banco de desenvolvimento e não de investimento.
- Mudou o governo e a sua orientação, e é preciso mudar as pessoas e os dirigentes. Mas não bastava mudar o presidente. Foram mudados os superintendentes, o primeiro e o segundo escalão. Esta administração não apenas mudou estes cargos como enxugou a estrutura - disse.
Saturnino afirmou que o BNDES realizou, em um passado recente, operações que não se explicam, -nem pelas regras bancárias e muito menos pelas regras de um banco de desenvolvimento-. O banco, segundo ele, realizou privatizações que impuseram ao país prejuízos da ordem de bilhões de reais.
- Foram gestões no mínimo temerárias. Era obrigatório que isso [as mudanças] fosse feito e não há nada que indique que o BNDES teria sido politizado. O que mudou foi a orientação política para fazer do banco novamente um banco de desenvolvimento - frisou.
01/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que autoriza governo a criar o Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Governo não tem previsão para fazer aporte de R$ 55 bilhões ao BNDES
SATURNINO APRESENTA PROJETO QUE LIMITA EMPRÉSTIMOS DO BNDES PARA ESTRANGEIROS
Saturnino diz que política econômica do governo é incompatível com desenvolvimento
Projeto de Saturnino regulamenta fundo de desenvolvimento científico
Saturnino apóia escola que ensina a fazer cinema