Saúde abre consulta pública sobre linha de cuidados de infarto agudo do miocárdio
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21) abertura de consulta pública para receber sugestões sobre uma linha de cuidados relativos ao infarto agudo do miocárdio. A consulta estará aberta por 30 dias.
As sugestões podem ser enviadas para o e-mail e devem estar preferencialmente fundamentadas em estudos clínicos de fase 3 realizados no Brasil ou no exterior; meta-análises de ensaios clínicos; e estudos de custo-efetividade.
As medidas que criam o protocolo da síndrome coronariana aguda e ampliam a assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) a vítimas de infarto agudo do miocárdio foram anunciadas pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado entre os dias 16 e 19 de setembro.
As ações fazem parte da rede Saúde Toda Hora, lançada pelo governo federal este ano. A iniciativa prevê unidades com leitos para pacientes de síndromes coronarianas, instalação de unidades de terapia intensiva (UTIs) específicas em todas as regiões do País, inclusão de medicamentos, aumento de valores de procedimentos e instalação de tele-eletrocardiograma nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O investimento será de R$ 234,4 milhões até 2014.
De acordo com o Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio é atualmente a principal causa de mortes no Brasil, juntamente com o acidente vascular cerebral (AVC).
Fonte:
Agência Brasil
21/09/2011 18:57
Artigos Relacionados
Saúde abre consulta pública sobre assistência a pacientes com AVC
ANS abre consulta pública sobre fiscalização de planos de saúde
ANS abre consulta pública sobre qualificação de prestadores de serviços de saúde
ANS abre consulta pública sobre atendimento aos beneficiários de planos de saúde
SP prepara mapa inédito no Brasil de vítimas de infarto do miocárdio
SP prepara mapa inédito no Brasil de vítimas de infarto do miocárdio