Saúde alerta que brasileiro consome excesso de sal, açúcar e gorduras saturadas



Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) revela que o brasileiro combina uma dieta tradicional, baseada no arroz e feijão – que fazem uma boa combinação de proteínas – com alimentos compostos por baixo teor de nutrientes e alto conteúdo calórico. Além disso, é crescente o consumo de refrigerantes e refrescos ao mesmo tempo em que vem sendo reduzida a ingestão de frutas, verduras e legumes.

Esse retrato, um alerta sobre o perfil da alimentação no País, consta na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, módulo “Consumo Alimentar Individual”, financiado pelo Ministério da Saúde e conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro.

 

Proteína e açúcar 

De acordo com as informações da POF, apesar de haver uma ingestão satisfatória de proteínas, a prevalência de consumo excessivo de açúcares foi observada em 61% da população, já a de gorduras saturadas, em 82% das pessoas. O consumo insuficiente de fibras foi observado em 68% dos brasileiros.

“Esse padrão alimentar da população brasileira é mais preocupante ainda entre os adolescentes, que apresentaram um perfil com baixo teor nutricional, o que pode trazer consequências no futuro como o aumento do excesso de peso, obesidade e doenças crônicas”, alerta a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime. Por outro lado, o maior consumo de feijão, arroz e salada crua foi observado entre idosos.

Com amostragem de 13,5 mil domicílios, a POF foi realizada com base em análises de medidas no consumo alimentar individual de pessoas com dez anos ou mais. O Ministério da Saúde trabalha para consolidar o Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). A proposta está disponível no Portal da Saúde para consulta ampliada. O ministério disponibiliza ainda o Guia Alimentar para a População Brasileira.

 

Consumo de sal

A POF 2008-2009 confirma que os brasileiros consomem mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até 5g diárias. De acordo com a pesquisa, o consumo médio no País está em 8,2g diárias.

Em abril, a indústria de alimentos processados assinou um acordo com o Ministério da Saúde que prevê a redução gradual na quantidade de sódio em 16 categorias de alimentos.

Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. No caso das massas instantâneas, por exemplo, a diminuição anual será de 30%. Ainda, há a campanha “Menos Sal. Sua Saúde Agradece”, lançada na terça-feira (26).

 

Ingestão de açúcar

De acordo com a POF 2008-2009, 61,3% da população consomem açúcar em excesso. A média de energia diária proveniente do açúcar livre para cada pessoa foi 14% do total, quatro pontos percentuais acima do máximo recomendado – mais de 10% é considerado “consumo excessivo”. Entre os altos níveis de inadequação na ingestão de açúcar, mais uma vez estão os adolescentes: 74% dos meninos e 83% das meninas entre 14 e 18 anos consomem mais açúcar do que o recomendado.

Na faixa etária anterior, de dez a 13 anos, a frequência é ainda maior: 82% das meninas e 80% dos meninos abusam do açúcar livre, que é o adicionado nos alimentos. Esse percentual é superior ao dos adultos, grupo em que o consumo excessivo foi observado em 67% de homens e mulheres.  Soma-se a esse perfil o menor consumo dos alimentos protetores, tais como frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Além de ações nas escolas, a partir do Programa Saúde na Escola, o Ministério da Saúde tem investido na qualificação de profissionais da atenção básica, com inclusão de nutricionistas nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Hoje, mais de 17 mil unidades básicas contam com profissionais de nutrição e educação física, aptos a orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fonte:
Ministério da Saúde



28/07/2011 18:12


Artigos Relacionados


Alimentação dos brasileiros tem excesso de gorduras, segundo Ministério da Saúde

Excesso de peso pode lesar articulações, alerta Ministério da Saúde

Jayme Campos alerta para consumo exagerado de gorduras e bebidas alcoólicas

Estudo indica que cardíacos desconhecem gorduras que fazem bem à saúde

Ministro diz que saúde de quem consome leite está garantida

Saúde alerta: brasileiro está fumando menos, mas ainda é sedentário e se alimenta mal