Saúde investiga dois casos suspeitos de E.coli em Campinas (SP)



A bactéria E. Coli, que causou um surto de contaminação na Europa recentemente, pode ter contaminado dois pacientes em Campinas (SP). O Ministério da Saúde foi notificado na última semana da suspeita pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, uma vez que os pacientes apresentam sintomas da doença.

De acordo com a secretaria, os dois pacientes voltaram da Europa no dia 11 de junho e apresentaram os primeiros sintomas no último dia 14. No momento, os pacientes não estão internados e o estado de saúde deles é considerado bom. 

Apesar da suspeita, o ministério descartou o risco de surtos no Brasil a partir destes casos. As autoridades de saúde aguardam o resultado do exame laboratorial das amostras de fezes para confirmar ou descartar a suspeita. 


Sintomas e contágio

A doença causa cólicas abdominais severas e forte diarréia, muitas vezes com sangue. A transmissão ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos. 

Outra possibilidade é o contágio por via fecal-oral (quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados). 

Para se prevenir contra a bactérias, o ideal é manter hábitos diários de higiene , principalmente antes de preparar, servir ou tocar os alimentos. Além disso, as pessoas que apresentarem esses sintomas depois de uma viagem internacional, devem procurar assistência médica. 


Recomendações

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas em viagem internacional, principalmente aos países da Europa e aos Estados Unidos, não devem comer alimentos crus, sobretudo vegetais e produtos de origem animal. Não há nenhuma recomendação de restrição de viagem e é importante seguir as orientações das autoridades de saúde do país visitado. 

O ministério indicou cinco recomendações básicas para consumo e preparo de alimentos : consumir apenas água potável e alimentos bem lavados ; manter a limpeza durante o preparo dos alimentos ; separar alimentos crus de cozidos (durante o preparo) ; cozinhar completamente os alimentos (acima de 70ºC) e manter os alimentos em temperaturas seguras.


Fonte:
Ministério da Saúde

 

27/06/2011 12:48


Artigos Relacionados


Rio Grande do Sul investiga três novos casos suspeitos de sarampo

Com mais 9 casos suspeitos, Roraima quer descobrir origem do vírus da dengue tipo 4

Ministério detecta casos suspeitos de dengue tipo 4 após 28 anos sem registros no País

Magno Malta diz que CPI vai votar requerimento para obrigar dois suspeitos de pedofilia a prestar depoimento

Comissão que investiga futebol paraense aprova dois requerimentos

Rio Grande do Sul confirma dois casos de sarampo