Saúde pública é tema de campanha da CNBB



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou a Campanha da Fraternidade de 2012. Neste ano, a campanha tem como tema a Fraternidade e Saúde Pública e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. A cerimônia de lançamento da campanha foi realizada na quarta-feira (22), na Catedral Metropolitana de Brasília, e teve a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

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O ministro destacou a escolha do tema pela Igreja Católica, ressaltando que a reflexão do assunto durante a quaresma vai provocar o debate entre a sociedade.  “O SUS [Sistema Único de Saúde] só é capaz de tomar passos concretos, que enfrente as desigualdades sociais do nosso País, quando o conjunto da sociedade brasileira abraça a ideia de uma saúde com acesso a todos”, ressaltou.

Durante o evento, Padilha citou os avanços na área da saúde pública, lembrando que o Brasil é o único País com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio de ter um sistema universal público e gratuito. “O SUS é hoje a única porta aberta na urgência e emergência para 145 milhões de brasileiros, sendo que uma população bem maior é beneficiada com ações de vigilância sanitária”, ressaltou, destacando como exemplo as campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde.

Campanha

O texto da campanha da fraternidade enumera alguns desafios a serem enfrentados pelo sistema, especialmente com relação ao acesso – com a melhoria no atendimento – e o financiamento da saúde. 

“São significativas as conquistas verificadas nas últimas décadas na área da saúde pública, como a redução da mortalidade infantil, a erradicação de doenças infecto-parasitárias e o tratamento da Aids, que conta com um sistema elogiado internacionalmente”, observou o secretário Geral da CNBB, bispo Leonardo Ulrich Steiner. Ele explicou que, com a campanha da fraternidade, a Igreja Católica quer sensibilizar a todos (sociedade e autoridades) sobre os problemas que o setor ainda enfrenta.

 

Fonte:
Ministério da Saúde



23/02/2012 14:31


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