Saúde suspende parte dos recursos para equipes de agentes comunitários



O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de verba relativa a agosto para 259 equipes de Saúde da Família, 218 equipes de Saúde Bucal e 1.861 agentes comunitários de Saúde por apresentar duplicidade de cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). A Portaria 2.296 traz a relação dos municípios que terão parte dos benefícios da Estratégia da Saúde da Família suspensos até que os problemas sejam solucionados.

A ação de suspensão acontece sempre que o ministério identifica irregularidades por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela execução dos programas. O processo de fiscalização é feito regularmente e dá transparência na aplicação dos recursos, conhecidos como parcela variável do Piso de Atenção Básica (PAB), fazendo com que o monitoramento dos investimentos realizados na atenção básica seja reforçado.

Os municípios citados na portaria vão deixar de receber somente a parcela do incentivo correspondente às equipes e agentes que apresentaram problemas. Logo, a medida não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do programa Brasil Sorridente nas localidades.

O Programa Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de atenção à saúde da população a partir da atenção primária. As equipes multidisciplinares, formadas por um médico, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e até 12 agentes comunitários de saúde, atendem as famílias de determinado território, desenvolvem ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação, reabilitação de doenças.


Fonte:
Ministério da Saúde



03/10/2011 15:56


Artigos Relacionados


Ministério suspende repasse de recursos para equipes de Saúde da Família em 330 municípios

CCJ ajusta normas para contratação de agentes comunitários de saúde

Brasil forma agentes comunitários de saúde para atuar no Haiti

Mão Santa defende piso para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias

Tuma comemora legalização dos agentes comunitários de saúde

Quintanilha pede a efetivação de agentes comunitários de saúde