Saúde vai treinar técnicos para Força Nacional de Resgate em desastres naturais



O Ministério da Saúde anunciou medida nesta sexta-feira (4) que pretende reforçar a capacidade de socorro do País a vítimas de desastres naturais como o ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro no último mês. Uma equipe de profissionais especializados em atendimento a vítimas de desastres naturais será formada pelo ministério para formar a Força Nacional de Resgate do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que anunciou a medida, a proposta é formar a equipe tomando por base os cerca de cem servidores do ministério que já participaram de ações semelhantes, além dos profissionais de saúde dos hospitais universitários federais e das forças armadas.

“Esperamos contar ainda com a parceria dos estados e municípios para consolidar no Brasil, de forma profissional, uma grande equipe nacional de resgate do SUS”, acrescentou o ministro Padilha. 

O anúncio foi feito durante solenidade de entrega de 42 ambulâncias no Rio de Janeiro. 

Assistência reforçada

Além de doar as vinte ambulâncias que atenderão a região serrana do Rio, o governo federal antecipou a implantação do SAMU/192 nas áreas afetadas pelas chuvas, para reforçar a assistência à população atingida. 

O valor total investido na compra dos 20 veículos foi de R$ 2,75 milhões, além de repasse mensal de custeio de R$ 340 mil. O envio das ambulâncias foi acordado entre os governos federal e estadual para atender demandas emergenciais. 

“Nós estamos dando mais um passo no processo de reconstrução com a implantação do Samu Regional. É fundamental que a gente não olhe as ambulâncias apenas como um equipamento para ajudar as pessoas, mas como uma oportunidade de reorganizar os serviços de urgência e emergência no estado”, avaliou o ministro Padilha. 

Entre as 20 ambulâncias garantidas para a região serrana do Rio, foram entregues 14 Unidades de Suporte Básico (USB) e outras seis Unidades de Suporte Avançado (USA). Elas vão permitir a cobertura de 16 municípios pelo Samu/192, que, após o período crítico, terão bases descentralizadas em Carmo, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Macuco, Cachoeiras de Macacu, Duas Barras e Guapimirim. 


Fonte:
Ministério da Saúde



24/02/2011 19:23


Artigos Relacionados


Força Nacional de Resgate do SUS reunirá especialistas em atendimento a vítimas de desastres naturais

Integração Nacional firma acordo com Cruz Vermelha para treinar profissionais no apoio a desastres

Força Nacional do SUS coordenará equipes para atender vítimas de desastres

Cadastro nacional vai auxiliar cidades a evitarem desastres naturais

Governo lança Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Naturais

Brasil terá sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais