Força Nacional de Resgate do SUS reunirá especialistas em atendimento a vítimas de desastres naturais
Foi anunciada na última sexta-feira (4) a criação da Força Nacional de Resgate do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe reunirá profissionais especializados em atendimento a vítimas de desastres naturais, como o ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro no começo do ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. De acordo com o ministro, a proposta é formar a equipe tomando por base os cerca de cem servidores do ministério que já participaram de ações semelhantes, além dos profissionais de saúde dos hospitais universitários federais e das forças armadas.
O anúncio foi feito durante solenidade de entrega de 42 ambulâncias. Desse total, 20 foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde para integrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), no estado. Os veículos foram recebidos pelas secretarias municipais de saúde de 34 cidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, as mais atingidas pelas chuvas do começo do ano.
Entre as 20 ambulâncias garantidas para a região serrana do Rio, foram entregues 14 Unidades de Suporte Básico (USB) e outras seis Unidades de Suporte Avançado (USA). Elas permitirão a cobertura de 16 municípios pelo Samu/192, que, após o período crítico, terão bases descentralizadas em Carmo, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Macuco, Cachoeiras de Macacu, Duas Barras e Guapimirim.
Fonte:
Em Questão
24/02/2011 19:23
Artigos Relacionados
Saúde vai treinar técnicos para Força Nacional de Resgate em desastres naturais
Força Nacional do SUS coordenará equipes para atender vítimas de desastres
Curso aprimora ação de bombeiros no resgate de vítimas de desastres
Senadores ampliam acesso de vítimas de desastres naturais ao FGTS
Cheia do Amazonas é tema de reunião entre especialistas em desastres naturais
Senado aprova e envia à sanção liberação de FGTS para vítimas de desastres naturais